Criado para ser um espaço de acolhimento, orientação e acompanhamento às mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher foi entregue pela Prefeitura de Passo Fundo nessa sexta-feira (27) para a comunidade.
Localizado no bairro Zachia, o Centro será o articulador dos serviços que integram a rede de atendimento à mulher no município. Para o prefeito Luciano Azevedo, a construção do Centro foi possível através de um trabalho coletivo em que muitas pessoas ajudaram. “Com a entrega desta obra passamos uma mensagem para a cidade: nós temos políticas públicas para as mulheres. Assim, vamos nos aproximando da cidade que queremos, uma cidade que não tolera violência contra a mulher e que respeita as mulheres permanentemente”, disse Luciano.
Moradora do bairro há oito anos, Dona Iolanda, de 64 anos, fala sobre a obra. “Esse Centro é muito importante para o bairro e para a cidade. Nos sentimos privilegiados de ter ele aqui perto de casa e poder ajudar. Agradecemos muito”, disse Dona Iolanda, que mora em frente ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher.
Com a construção e aparelhamento do espaço público, a ideia é oferecer, gratuitamente, atendimento através de uma equipe multidisciplinar qualificada, prestando acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, de modo a fortalecer sua autoestima e possibilitar que essas mulheres se tornem protagonistas de seus próprios direitos.
Para o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill, a entrega do Centro é um momento simbólico. “Uma obra construída por muitas mãos e que nos mostra como é preciso trabalhar para que as mulheres tenham um papel de destaque e respeito sempre. Aqui acontecerá um trabalho integrativo, de uma grande rede que estamos criando para fazer o melhor atendimento possível”, afirmou.
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher foi construído com recursos do governo federal, através da secretaria de Políticas para as Mulheres, e contrapartida do município.
Agora Passo Fundo tem um Centro de Referência e atendimento à Mulher
· 1 min de leitura