Leis penduradas
A calçada era conhecida como passeio público. Era. Não é mais. Virou território sem lei. Ao invés de passearmos por uma faixa paralela às ruas e avenidas, somos bombardeados em autêntica Faixa de Gaza. Os projéteis não são de chumbo, mas vêm de todos os sentidos. O fogo cruzado é ensurdecedor, sai de alto-falantes nas portas de lojas, nas calçadas e nos carros de som. Em meio à gritaria, incautos pedestres devem desviar territórios ocupados. São áreas formadas por tapetes de mercadorias, mesas, cadeiras e até eletrodomésticos. Em dias de chuva, há risco de pisar em minas terrestres montadas em lajotas soltas que disparam água suja. Nas esquinas, há indícios de guerra química no odor exalado pelas bocas de lobo onde, teoricamente, a tubulação seria pluvial. Em zona de guerra não poderia faltar o mercado ilegal do vale-transporte. E agora começou o ataque aéreo. Placas indicativas, cartazes promocionais e até mesmo mercadorias ficam pendurados sobre as calçadas. Rentes às nossas cabeças, até podem danificar o penteado. Ou coçar a cabeça para pensar: será que as normas que regulamentam o uso do passeio público foram revogadas?
Máquinas Maravilhosas
No final de semana, Passo Fundo sediou um dos maiores eventos nacionais do antigomobilismo. Promovido pelo Auto Club Veículos Antigos, o 7º Encontro de Veículos Antigos reuniu em torno de 400 modelos. O público superou a edição anterior, mas o destaque ficou por conta do elevado padrão dos veículos expostos. Os clubes de Carazinho e de Novo Hamburgo contribuíram com belos exemplares. A vedete do salão foi um impecável Lincoln, vindo do Museu do Automóvel de Canela, dos irmãos Azambuja. A turma de Novo Hamburgo não deixou por menos e trouxe outra raridade: um Pontiac GP.
Maravilhosas Máquinas
Foi uma boa oportunidade para matar saudades de velhos amigos como o Landau, Dodge Charger e muitos outros. Em cada carro um pedaço da história das ruas de Passo Fundo. Tinha de tudo um pouco. Até mesmo um carro da polícia americana. Destaque especial para a variedade de caminhonetes dos principais fabricantes norte-americanos. Em relação às edições anteriores, havia mais carros da categoria hot road. São os chamados ‘biela quente’, estruturas antigas com motorização moderna e envenenada. Em matéria de automobilismo Passo Fundo continua mandando bem. Aliás, pisando fundo!
Polêmica
O jogo, sabemos muito bem, é proibido no Brasil. Agora, surge uma polêmica em relação a uma casa de jogos em Porto Alegre, pois uma decisão liminar proíbe a Brigada e a Polícia Civil de apreender as suas máquinas caça-níqueis. Ou seja, a Justiça determinou que a polícia não cumpra a lei. A decisão valerá por isonomia para todas as maquininhas da periferia? O correto não seria aguardar o fim da proibição antes de montar uma casa ilegal? O que essa nova casa teria de tão especial?
Trilha sonora
Em 1978, Chris Norman & Suzi Quatro gravaram uma música que ficou nas paradas internacionais por mais de dois anos: Stumblin' In
Use o link ou clique