Aguardada há anos, a Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Vistor Issler foi entregue pela Prefeitura de Passo Fundo à comunidade nessa quarta-feira (01). Em um espaço moderno, que une um ambiente funcional e alegre, com cores e interações intuitivas, a escola está localizada onde funcionava o antigo seminário, que foi reformado e adaptado para receber crianças, professores e funcionários.
A nova escola leva o nome de um grande incentivador da área da educação no município, Padre Alcides Guareschi. Em nome da família do homenageado, falou a irmã do Padre Alcides, Zélia Guareschi Fioreze. “Reconhecimento e gratidão são as palavras que escolho para parabenizar a comunidade que recebe esta escola entregue pela Prefeitura. Receber uma escola é muito significativo, pois é a escola um difusor do conhecimento. Que ela seja também um espaço de esperança, como diria o Padre Alcides. Espero que as crianças cresçam aqui em um ambiente escolar de oportunidades”, afirmou Zélia.
Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, a entrega da escola é simbólica para a comunidade do Victor Issler. “Hoje é um dia importante e histórico para essa comunidade, que há anos queria uma escola de educação infantil. Também é uma alegria termos esta escola que leva o nome do Padre Alcides, um grande passo-fundense que contribuiu muito pela educação em nossa cidade”, destacou Luciano.
O prédio conta com cinco salas de aula para turmas de 3 a 6 anos, dois espaços diferenciados para salas multifuncionais: brinquedoteca, vídeo, biblioteca, sala de jogos ou ateliê. Ainda, refeitório, cozinha, todas as salas com dois banheiros e armários embutidos, pátio, sala dos professores e recepção. A capacidade de atendimento é de cerca de 200 crianças.
Com o conceito de escola mosaico, o secretário de Educação explicou a ideia do projeto. “Esta éum projeto que não é comum. Não poderia ser diferente este estudo detalhado que fizemos, que busca não apenas entregar uma escola, mas transformar a vida da comunidade, assim como o Padre Alcides fazia em suas ações pela educação”, observou ele.
O nome da escola
A Escola de Educação Infantil do Bairro Victor Issler é denominada Padre Alcides, conforme Lei Municipal nº 47, de 2017. Elydo Alcides Guareschi nasceu em 26 de fevereiro de 1931, em Colorado (RS), filho de Guerino Guareschi e Oliva Pasinatto Guareschi. Iniciou os estudos primários em Linha Coati. Os ensinos fundamental e médio foram concluídos no Seminário Menor em Santa Maria (RS). No Seminário Central de Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, cursou Filosofia e Teologia.
Formado também em Direito, em 1957 trabalhou como professor da Faculdade de Filosofia da UPF. No ano seguinte tornou-se professor da Escola Normal Osvaldo Cruz e do Ginásio Osvaldo Cruz. Em 1961, foi diretor da Faculdade de Filosofia e em 1966, nomeado cônego do Cabido Diocesano e Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional. No ano de 1969, foi eleito vice-reitor da UPF e em 1982, reitor, tendo sido reeleito em 1985 e em 1990, permanecendo no cargo até 1998. No ano seguinte participou do Colégio de Consultores e tornou-se coordenador do Tribunal Eclesiástico.
Foi secretário da Educação de Passo Fundo no período de 2005 a 2008 e presidiu a Organização do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Recebeu os títulos de Educador Emérito, outorgado pelo Governo do Estado do RS e Cidadão Passo-Fundense, além de Doutor Honoris Causa pela UPF. Durante sua trajetória, Padre Alcides contribuiu fortemente para o desenvolvimento regional através do seu legado em prol da educação.