OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A capacidade dos empreendedores locais mereceu desde sempre o reconhecimento do mercado, projetando o nome do município para todo o Brasil. As peles produzidas nos curtumes instalados nos números 128 e 226, da antiga Rua Pelotas, atual Albino Fernando Holzbach, e Guaíba, atual Alexandre Bramatti, abasteceram por décadas os centros da moda. Da Sarandi, hoje Rua Professor Francisco Stawinski, os produtos da Indústria de Acordeões Somenzi, visitada na década de 1950 por Luiz Gonzaga, contribuíram para a difusão da música. Da Rua Pedro Toniolo 348, os produtos com a grife Garça se tornaram sinônimo de bom gosto em todo o território nacional.

II
Outros tantos exemplos poderiam ser citados. Ainda hoje, passados quinze anos desde o fechamento da indústria instalada no número 663 da Rua Alexandre Bramatti, o nome da cidade de Getúlio Vargas continua associado à Serramalte, uma das 26 marcas produzidas pela Ambev. Estabelecimentos comerciais, profissionais liberais, prestadores de serviços e produtores rurais são responsáveis pela geração de emprego e renda. Cada um deles contribuiu ou contribuem na formação da identidade local, servindo como amalgama do sentimento de pertencimento a comunidade que tem pouco mais de um século de existência.

III
O último domingo de outubro foi também o último dia em que as portas do número 371 da Av. Severiano de Almeida foram abertas para vender um dos alimentos mais apreciados no mundo. Na página da Sorveteria Mayorka no Facebook uma mensagem de despedida. Depois de 34 anos a mudança de endereço da loja para a Rua Jacob Gremmelmaier, em frente à praça, sob nova direção. Já a moderna indústria de sorvetes Mayorka, dos irmãos Moacir e Rissieri, segue abastecendo o mercado. E também mantendo a tradição do mestre Nelson Zadra, responsável pela formação de grandes sorveteiros. .

Curtas:
# O prefeito Mário Luís Ceron (PTB) esteve com o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira (PTB) durante sua passagem por Passo Fundo.
# O prefeito de Ipiranga do Sul entregou ao correligionário a documentação solicitando celeridade no projeto de pavimentação do trecho da Transbrasiliana.
# Faltando menos de um ano para as eleições os partidos se preparam para a campanha.
# No dia 27 de outubro o PMDB elegeu sua nova executiva regional que passa a ser presidida Por Edgar Marmentini.
# Recém-empossado presidente do PMDB de Getúlio Vargas, Leandro Slaviero será o novo tesoureiro da executiva do PMDB Alto Uruguai.
# Renan Cunha, do município de Estação foi escolhido coordenador da microrregião I do PMDB.
# No dia seguinte foi à vez do PT eleger a nova coordenação do Alto Uruguai, composta por 32 municípios.
# Os delegados com direito a voto elegeram Adilson Baroni, de Charrua, para presidente, e Lucas Farina, de Erechim, para vice-presidente.
# Baroni integra o grupo do deputado estadual Altemir Tortelli e Farina o do ex. deputado estadual Ivar Pavan.
# Tortelli, que esteve presente no encontro deve buscar a reeleição, e Pavan, atual presidente do PT de Erechim é cotado para disputar uma cadeira do Palácio Farroupilha.

Dito & Feito:
O prefeito de Charrua, Valdésio Roque Della Betta (PP) se reuniu com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Riberio de Freitas, na terça-feira (31), em Brasília. O encontro serviu para detalhar as próximas etapas de reconstrução da Reserva do Ligeiro, que teve mais de 60 casas destruídas após o conflito entre indígenas da mesma etnia.

 

Gostou? Compartilhe