Criado em 2014, o Programa É o Bicho já percorreu 22 bairros e castrou 2.396 animais, o que evitou o nascimento de aproximadamente 35 mil animais. O trabalho realizado já dá resultado nas ruas: menos animais abandonados e a oportunidade de adoção para aqueles que foram castrados. O programa da Prefeitura de Passo Fundo é a principal política pública do município para reduzir a procriação descontrolada de animais.
No bairro Santa Marta, um dos primeiros bairros a receber o É o Bicho, a comunidade relata uma experiência positiva. Após a castração cirúrgica dos animais, foi notada a diminuição de cães e gatos nas ruas, como conta Elisabete Chaves. “Diminuiu bastante os animais de rua aqui no bairro. Tenho gatas e cadelas que fizeram castração é É o Bicho. Assim como eu, outros vizinhos aqui também conseguiram fazer a castração. A avaliação do programa é super positiva, tem que continuar cada vez mais e avançar nos bairros”, disse Elisabete, que mora na Santa Marta desde a infância. A vizinha de Elisabete, Elenita Baroni, que mora há 14 anos na Santa Marta, também fala sobre o programa. “Diminuiu bastante os animais de rua aqui nos bairros. Foi excelente o programa”, disse.
Segundo a coordenadora de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Secorun, o programa tem um retorno e longo prazo. “Mesmo sendo um programa de retorno a longo prazo, nesses 3 anos já podemos ver diferença com menos animais nas ruas. Com mais de 2 mil castrações já feitas, evitamos o nascimento de aproximadamente 35 mil animais, que viveriam nas ruas. Isso evita o abandono e também incentiva a adoção de animais que passam pelo programa e são castrados”, ressaltou ela.
Além de realizar a castração cirúrgica dos animais, o programa também realiza um trabalho de educação ambiental e faz atendimentos veterinários. Nessa semana, a unidade móvel prestou atendimento veterinário no bairro Professor Schisler. Os animais passam por avaliação clínica e recebem doses de vermífugos, antipulga e aplicação de alguns medicamentos, conforme a necessidade.
O programa
Realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Programa É o Bicho beneficia inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários. Além disso, as organizações protetoras dos animais também são atendidas. A esterilização, além de realizar o controle, melhora a qualidade de vida dos animais domésticos ao evitar a incidência de doenças e problemas de comportamento inadequados ao convívio com outros animais e seres humanos. Mais informações pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54) 3317-2529.
Quase três mil animais foram castrados no programa ?? o Bicho
· 1 min de leitura