OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na ponta do emaranhado

Quantos metros de fios têm nas ruas de Passo Fundo? É difícil calcular. Entre os postes das avenidas e ruas principais estão penduradas diversas fiações. São os três fios da média tensão, mais quatro da baixa, telefonia, TV a cabo e internet. Em alguns pontos são mais de 15 fios em cada lado. Emendados, somente na Avenida Brasil devem representar uns 150 quilômetros. A fiação é importante e, cada vez mais, necessitamos da energia e serviços que ela conduz. Mas, além da fiação que está nas ruas, uma norma nacional determina que algumas ligações aos prédios, que eram subterrâneas, também sejam aéreas. Isso significa mais postes, mais fios na paisagem, mais riscos de acidentes e, claro, mais custos. E sabem quem vai pagar a conta desse novo emaranhado? Ora, como sempre, o consumidor final. Aérea ou subterrânea, toda fiação tem alguém pagando na ponta final. Tudo isso sem falarmos na poluição visual. Será que, aproveitando os ventos de insurreição que ora sopram, alguma entidade erguerá uma bandeira (não tarifária) contra isso?

Tendências

A cada dia surgem novas necessidades. Evolução tecnológica e até modismos determinam mudanças no comportamento. Os drive-in chegaram no início dos anos 1970, como precursores da agilização no atendimento. Os bancos inovaram há algumas décadas abrindo os caixas eletrônicos. Agora, quem está atento às exigências dos consumidores vai colocando em prática outras novidades. Dentre as novas tendências, as farmácias já contam com estacionamentos em anexo. Nos supermercados a automação disponibiliza até serviços de autoatendimento. A prática está chegando também ao cinema. Tem drive thru e muito mais. Enfim, são as exigências do mercado.

Comercial

No Clube Comercial, o presidente Nereu Grazziotin decretou uma espécie de “campanha do telhado”. Quase todas as áreas das sedes da entidade ganharam cobertura, dentro da proposta de oferecer lazer o ano todo. Numa sequência de inaugurações deste ano, o destaque é um enorme ginásio poliesportivo, que vai do futebol society às quadras de areia. Sábado, o clube inaugurou três quadras de saibro cobertas para prática de tênis. Além de uma competição oficial da FGT, teve jogo de exibição entre Marcos Daniel e André Sá. Nesta, quem sacou em vantagem foi o Comercial.

Juvenil

No Clube Juvenil, a noite de sábado foi de festa na sede central para a entrega da premiação da Copa de Futsal. É a maior competição interna dos clubes do Rio Grande do Sul. Este ano participaram 82 equipes, movimentando mais de 1.000 associados. O presidente Juares Fassini anunciou para os próximos dias a inauguração da Arena Juvenil. Será na sede campestre, com área para futebol sete e outras modalidades. A nova estrutura terá arquibancadas para mais de 500 expectadores. Ora, os nossos clubes não são fracos!

Trilha sonora

O trompetista Chris Botti reuniu talentosos instrumentistas e a magnífica cantora Sy Smith. Eles arrepiam com Burt Bacharach – The Look of Love

Use o link ou clique 

https://goo.gl/Z2iAoU

 

Gostou? Compartilhe