Exposições I
Pelo menos três exposições estão em cartaz em Passo Fundo neste mês de novembro. Uma delas, do ilustre passo-fundense Delorges Caminha, que escolheu o teatro como forma de expressão de sua arte, estrelando diversas peças teatrais em várias cidades brasileiras, além de passar por uma companhia de circo e ter atuado também em filmes. A exposição apresenta fotografias do ator em seus diversos momentos profissionais e está acontecendo no Teatro Municipal Múcio de Castro.
Exposições II
Já na Galeria Estação da Arte, a exposição A Esmo, de Leandro Dóro apresenta guaches, artes digitais, quadrinhos e ilustrações em técnica mista. A entrada é franca. Leandro Dóro é passo-fundense, mas atualmente reside em Porto Alegre. Possui graduação em jornalismo e mestrado em Design Estratégico. Trabalha como cartunista, jornalista e artista gráfico desde 1993. Essa é a quarta exposição individual em Passo Fundo. E o hall da Câmara de Vereadores é o local da exposição Raízes, uma das vencedoras do 1º Edital de Artes Visuais de Passo Fundo, onde serão apresentadas gravuras, com curadoria de Mariane Loch Sbeghen.
Confira horários de locais
- Exposição Delorges Caminha
Local: Teatro Municipal Múcio de Castro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
- Exposição A Esmo
Local: Galeria Estação da Arte
Horário: quartas-feiras, sábados e domingos, das 15h às 18h30
- Exposição Raízes
Local: Hall da Câmara de Vereadores
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Passo Fundo-Floripa I
A Azul vai oferecer voos diretos entre Passo Fundo e Florianópolis a partir do dia 18 de dezembro. As operações da companhia acontecerão até 04 de fevereiro com as aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para 70 Clientes. Além de Passo Fundo, a empresa também vai operar frequências de Uruguaiana e Caxias do Sul para a capital de Santa Catarina. No trecho Passo Fundo-Floripa, a Azul está comercializando bilhetes por R$ 153,35 ou 15 mil pontos.
Passo Fundo-Floripa II
Na temporada de 2017, a Azul ofertou, em média, dois voos semanais entre Florianópolis e Passo Fundo. Para a de 2018, o número de operações semanais entre as cidades subirá para três, com frequências às segundas, sextas e domingos. Os bons resultados alcançados na cidade gaúcha também contribuíram para que a empresa aumentasse a oferta partindo de Passo Fundo.
Horários
Florianópolis – Passo Fundo
Saída - 16:15
Chegada - 17:30
Passo Fundo - Florianópolis
Saída - 18:20
Chegada - 19:35
Sentimentos em mosaico I
Mantidos pela Fundação UPF, os Museus de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e Histórico Regional (MHR) sediam a Oficina de Arteterapia, na qual, estão sendo desenvolvidos mosaicos elaborados por um grupo de mulheres da terceira idade. O objetivo da proposta, como explica a coordenadora do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) e ministrante da oficina, professora Me. Mariane Loch Sbeghen, é de humanizar com arte as escadarias do pátio interno dos museus, que pertencem ao Espaço Cultural Roseli Dolesky Pretto.
Sentimentos em mosaico II
Além da arteterapeuta, a iniciativa tem a participação da bolsista Paidex, do Programa Comunidades Sustentáveis, Amábile Scorteganha. No projeto, os fragmentos de azulejos são combinados e reconfigurados, criando novas possibilidades de reconstruir caminhos. “Os caminhos daqueles que vivenciam o mosaico, e os caminhos daqueles que fruirão das produções finalizadas”, ressalta Mariane. As produções artísticas poderão ser apreciadas pela comunidade no mês de dezembro, quando serão fixadas nas escadarias dos museus.
Correção
A linha Cativa, de Curitiba, primeira rede de lojas do Brasil especializa em cosméticos com insumos orgânicos certificados e que esteve na Fresol, em Passo Fundo, utiliza matéria prima do Paraná para os produtos a base de erva mate e araucária. A matéria publicada por ON na segunda-feira informou que a matéria prima era do RS, o que não corresponde com o correto.