Oficina apresenta diagnóstico de zoneamento territorial em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) apresenta, nesta quinta-feira (30), às 8h30, em Passo Fundo, a sétima oficina regional de diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Rio Grande do Sul. A comunidade terá acesso a informações sobre as principais atividades e ao mapeamento dos meios natural (físico-biótico), socioeconômico e jurídico-institucional. A ferramenta do governo do Estado aponta vulnerabilidades e potencialidades das diferentes regiões, com o objetivo de planejar projetos de desenvolvimento. 

O encontro, que servirá também para coletar as percepções da comunidade, ocorrerá no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Prédio B5 - Campus I) da Universidade de Passo Fundo (Av. Brasil Leste, 285). As inscrições devem ser feitas na internet. Na etapa anterior, de pré-diagnóstico, a Sema organizou 17 oficinas em diferentes regiões, reunindo cerca duas mil pessoas.

Para a secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, quando estiver finalizado, o ZEE será uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, na qual o Estado, a sociedade e os empreendedores conhecerão previamente as peculiaridades de cada região.

De acordo com o coordenador do ZEE-RS, Nelson Neto de Freitas, as oficinas qualificam o trabalho que está sendo realizado. "As percepções dos atores locais sobre as potencialidades, bem como eventuais problemas contribuem para o aperfeiçoamento dos estudos", argumentou.

Gostou? Compartilhe