Ponto turístico, de referência e alvo de muitas críticas, o monumento que marca os 500 anos do descobrimento do Brasil pelos portugueses, em Passo Fundo, está sendo revitalizado. A Caravela, como é conhecida, está instalada no Trevo de Acesso a Passo Fundo entre a ERS 324 e a Avenida Brasil Oeste. A iniciativa foi tomada pela Associação de Moradores do Boqueirão que buscou patrocínio de empresas que se dispuseram a colaborar com a restauração.
Conforme o presidente da Associação, Mauro Moreira, a entidade já havia solicitado que a Prefeitura fizesse o restauro. No entanto, como ele não aconteceu, a própria Associação decidiu tomar a frente do trabalho, com o apoio da rede de farmácias São João, GM Materiais de Construção e Tintas Legal, de Carazinho.
A restauração acontece em quatro momentos. A primeira parte foi o conserto das partes que haviam sido danificadas pelo tempo ou pela ação de vândalos. Na sequência aconteceu a lavagem, com o auxílio da Secretaria de Serviços Urbanos. Agora, o trabalho está na etapa de impermeabilização e pintura e, por fim, será feita a colocação da iluminação. A entrega está prevista para o próximo sábado, 02 de dezembro.
Moreira explica que a Caravela se tornou um ponto de referência da cidade e que as condições em que ela se encontrava prejudicavam, inclusive, a imagem da cidade quando os visitantes chegam por aquele acesso. Após concluído o restauro e entregue à Prefeitura, a responsabilidade de manutenção será do município. A Associação solicitará ainda a instalação de lixeiras no local, tendo em vista que muitas pessoas param para tirar fotos e não há pontos de destinação do lixo.
Restauração
O monumento, que foi criado pela Lei 3393/98, terá suas características originais preservadas. Apesar de ser chamada popularmente de Caravela, Moreira explica que ela é, na verdade, uma Nau Capitânia. O local, conhecido como Trevo da Caravela, também tem um nome oficial; Praça Portugal. A ação de revitalização está incluída nas iniciativas do Boqueirão Legal.
A entrega à comunidade está marcada para este sábado, 02 de dezembro a partir das 17h com programação que inclui disponibilização de brinquedos para as crianças vai se estender até por volta de 20h30, quando então será inaugurada a iluminação da Caravela para este Natal.
Pedido de retirada
Em abril deste ano, um Projeto de Lei (PL) apresentado pelo vereador Ronaldo Rosa (SD) pedia a retirada da Caravela. A matéria reforça que o monumento não cumpre com o objetivo a partir do qual foi construído, que era servir como um ponto turístico, e ainda interrompe outro tipo de planejamento que poderia ser feito para o local. Na época, o vereador defendeu que o Município tem realizado investimentos que fomentam a aproximação das pessoas com os espaços públicos. A caravela, há muito tempo, é alvo de vandalismos e, para aquele trecho, poderia ser elaborado um projeto para uso dos moradores. “A retirada do monumento tem, ainda, a finalidade de oferecer uma melhor utilização, como através da construção de caminhódromos, ciclovia, academia ao ar livre”, destacou sobre o PL na época de sua apresentação. No entanto, o vereador retirou o projeto, depois da mobilização da comunidade pela manutenção dela no local.