O Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo participou do encontro que marcou o Dia Internacional das Cidades Educadoras em Passo Fundo. O Núcleo apoia as ações do Fórum que existe desde 2011. A atividade aconteceu no dia 30 de novembro, na Escola Municipal Fredolino Chimango. Os agentes de trânsito participaram com a Escolinha de Trânsito – versão para pedestre. “O objetivo foi exemplificar em um circuito de trânsito como é ser pedestre, já que todos somos pedestres, e no decorrer da vida vamos nos tornando passageiros, condutores”, explicou a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Raquel Rubio. Na atividade foi destacada a questão do uso do celular não só pelos condutores, mas por todos os pedestres, ato que pode potencializar a insegurança no trânsito.
As atividades do Dia Internacional das Cidades Educadoras foram promovidas com o apoio do Programa UniverCidade Educadora da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Jornada Nacional de Literatura, que continua desenvolvendo ações em prol da jornalização da cidade, em especial das escolas. Além do tema do trânsito, a programação contou com diversas oficinas como dança e artes, com participação do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e da Confraria das Artes.
Trânsito para idosos
Outra ação do Núcleo de Educação para o Trânsito realizada no dia 30 de novembro foi o projeto Situações de Vulnerabilidade para Idosos. Em visita ao grupo de convivência da Coordenadoria de Atenção ao Idosos (Comai/Dati) do bairro São Luiz, foram debatidas as adversidades no trânsito quanto às questões da mobilidade reduzida. O encontro reuniu 22 pessoas do grupo.
Núcleo de Educação para o trânsito participa do Internacional das Cidades Educadoras
· 1 min de leitura