OPINIÃO

Esperamos e respiramos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O choque da realidade social que vive o povo aflige aos poucos. Está havendo acúmulo de preocupações, que aprofundam diferenças na sobrevivência familiar a partir da crise financeira, mas causando decepções nas condicionantes de realização pessoal. Ao mesmo tempo em que acreditamos no sentido esperança vemos esta percepção formando gargalos que a reduzem. Convenhamos que se apagou consideravelmente a ilusão de felicidade conectada à imagem de um Brasil rico e capaz de dividir oportunidades. Estamos cada vez mais na conta de espera prudente. A literatura romana interpretou este estado social no aforismo “Cum spero, spiro” (enquanto espero, respiro). Por ora parece que respiramos.

Adolescência
A saúde já aponta deficiências mais evidentes na missão estatal e coletiva de zelar pela saúde da infância, adolescência e juventude. Tratamentos preventivos e urgentes estão seriamente comprometidos. A tardança na assistência infanto-juvenil piorou, como nos casos de tratamento de câncer, onde hoje os casos são mais freqüentes. O prazo de 60 dias para tratamento foi esticado. Esses e outros males de saúde, não tratados com a devida urgência, por falta de componentes de quimioterapia agravam a saúde de nossa geração, além da redução da qualidade de vida, inibição na força de trabalho e seqüelas. Dados sobre estas carências, encolhimento de recursos para a saúde pública criam um clima de tortura social. As informações não são esperançosas.

Desemprego
O governo federal acaba de nomear centenas, ou milhares de agentes para cargos públicos partidários. Não há nenhuma explicação técnica para isso. Apenas a conseqüência de promessas no episódio das denúncias barradas no congresso contra Temer e seus ministros. Embora o inchaço da máquina pública tenha a forma legal pode ser considerado extensão do escândalo. Mas o desemprego continua!

Sustento
Observadores lançam esboço do que pode denunciar a maquiagem do item custo de vida. A safra agrícola do ano foi espetacular e influenciou na redução de custos de alimentos. Pouco se fala em aspectos básicos, que abalam o custo de vida: gás de cozinha e moradia. O combustível disparou e encarece o transporte coletivo. Neste sentido fala-se em duas inflações: para ricos e para os pobres. É o eufemismo de economistas. As camadas C e D estão comendo menos, mas o índice da inflação segue ledo como laranja de amostra. Essa manobra é perigosa! Se ficou mais difícil o sustento da maioria, qual o significado de inflação reduzida?

Condenação
O julgamento do recurso em segunda instância, sobre a condenação de Lula, que será em janeiro vai mudar o quadro eleitoral de 1018. O mais provável, no entanto, é a condenação.

Aeroporto
A decisão de melhorar o Aeroporto Lauro Kortz, é o resultado de longa luta de líderes de Passo Fundo. Muitos poderiam ser citados, mas a importância do ministro Padilha parece ter sido fundamental. Aqueles assuntos indesejáveis, da propina, malas de dinheiro e outras coisas, é competência da polícia e do Judiciário. No caso do aeroporto, o projeto (acredita-se) deve sair mesmo. Bom para a região.

Reforma
A proposta de reforma previdenciária poderá passar no Congresso, caso Temer invista 20% do esforço empregado para salvar seu mandato mediante favores aos deputados. Algo precisa ser feito, no entanto as medidas preparatórias que deveriam mexer nos espantosos privilégios e remunerações dos altos escalões oficiais, inclusive dos deputados, permanecem intocáveis com suas repercussões e efeito cascata.

Perfilhar
Ouvi, numa novela de época da Globo, o Toni Ramos dizendo que iria perfilhar sua afilhada. O significado é reconhecer como filha, termos vetusto, mas que ainda guarda sentido, inclusive jurídico. Aprecio curiosidades, com a devida vênia do professor Ironi, e adverti a mim mesmo sobre a semelhança fonética com a palavra “perfilar”, que tem outro significado: fazer perfil de, ou colocar soldados em linha. Gosto de palavras e tenho curiosidade. Nada mais. Ah! O Grêmio está demais!

Gostou? Compartilhe