Iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, o programa busca conservar praças, parques, canteiros centrais e as áreas verdes da cidade por meio do compartilhamento da responsabilidade do uso com a comunidade. Nesse sábado (15), o Adote o Verde recebeu a adesão de novos colaboradores e a renovação do compromisso de parceiros que já fazem parte das atividades.
Para o prefeito Luciano Azevedo, “Passo Fundo voltou a dar valor aos espaços públicos nos últimos anos, algo que é bom para a cidade e as pessoas, que convivem nestes lugares e aprendem a cuidar do que é público e de todos. Aqui recebemos parceria e solidariedade para ajudar a cuidar daquilo que é de todos”, ressaltou Luciano.
Representando a Fasurgs, uma das novas adotantes do Programa, o sócio-diretor Roque Rhoden destaca a importância de a instituição ser parceira. “A Fasurgs se sente gratificada por este momento porque faz com que a Fasurgs também se preocupe com o meio ambiente e interaja com a sociedade, dando mais condições para que as pessoas possam circular por estes espaços”, afirmou.
O ex-deputado Beto Albuquerque participou do ato e destacou o compartilhamento de responsabilidade proposto pelo Adote o Verde.
Como funciona?
Com a ampliação da recuperação e da manutenção dessas áreas, a ação consiste na adoção dos espaços por parte da comunidade, instituições, empresas e particulares, que assumem em conjunto com o Poder Público a responsabilidade de urbanizar, limpar e tornar cada um desses espaços em locais agradáveis para o lazer, educação ambiental e qualidade de vida.
Os adotantes
Novas adesões
Fasurgs: adotou a Praça Elias Pasqualotto.
De Marco Serviços de Conservação: adotou o canteiro central da avenida 7 de Setembro, entre as ruas Homero Leite e Tomé Mendes.
Faculdade Ideau: adotou dois canteiros, um na avenida Rui Barbosa e outro na avenida Brasil.
Amérika Máquinas e Ferramentas: adotou o canteiro central da avenida Brasil, entre as ruas Alferes Rodrigues e Diogo de Oliveira.
DL Flores: adotou a Praça do Teixeirinha, no canteiro central da avenida Brasil, entre a rua 15 de Novembro e a avenida Sete de Setembro.
Renovações
Associação Hospitalar São Vicente de Paulo: responsável pela Praça da Mãe Preta.
Universidade de Passo Fundo: responsável pelo Largo da Literatura, no canteiro central da avenida Brasil, entre a rua Angelo Preto e a ponte do rio Passo Fundo.
Comercial Zaffari: responsável pela Praça João Zaffari, no canteiro central da avenida Brasil, entre a rua Coronel Chicuta e a avenida 7 de Setembro.
Ssoraf Car: responsável pelo canteiro central da rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Lucas Araújo.
Carlos Antonio Cidade: responsável pelo canteiro central da avenida 7 de Setembro, entre as ruas Soledade e Guaporé, no bairro Vera Cruz.
Coleurb: responsável pelo canteiro central da avenida Brasil, entre a rua Bento Gonçalves e avenida General Neto.
Associação Beneficente Ensine a Pescar: responsável por dois canteiros centrais, um na avenida Brasil, entre a rua Coronel Chicuta e a avenida General Neto; e outro no entroncamento das ruas Morom e General Neto.