OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Trânsito
Impressionante como estamos vivendo uma época onde cada um vive por si e Deus por todos. No trânsito eu tenho observado diariamente atos individuais que somados causam problemas de fluxo e acidentes. Podemos com pequenos atos melhorar a vida da comunidade e de forma especial no trânsito. Na Rua Paissandu próximo ao IE um senhor fez sinal de que os carros parassem, para que um aluno com deficiência pudesse com sua mãe atravesse a via. Os carros simplesmente desconsideravam o pedido e a presença da criança.

Trânsito III
Na mesma rua, próximo ao EENAV as filas duplas e carros parados no cruzamento tornam o trânsito lento ou paralisam todo o fluxo. Uma outra questão importante é a situação dos coletivos urbanos na Avenida Brasil, que precisam cumprir rota e horários. Os carros não dão preferência e não são raras as vezes que os ônibus ficam trancados no trânsito e acabam por atrasar para chegar aos bairros e vilas. Acredito ser necessário mudanças no trânsito, mas com certeza a gentileza operaria milagres.

Adote o verde
Sábado com a presença do Ex-Deputado Federal Beto Albuquerque e Prefeito Luciano Azevedo foi realizado o ato do Adote Verde, um dos principais programas do Governo Municipal. Foram assinados seis novos contratos e oito renovações para que empresas cuidem de espaços públicos e, desta forma, sejam utilizados pela população.

Adote o verde II
Programa que compartilha responsabilidades e proporciona uma cidade mais coletiva e humana. Ações de primeiro mundo em que temos o amigo Ronaldo Roque Bonfante na Coordenação do programa.

Transporte
Desde 1998 que temos ação movida pelo Ministério Público exigindo licitação e foram vários recursos que perduraram por 20 anos. Agora a licitação saiu por uma decisão judicial e compromisso do Governo Municipal. Audiências públicas nos bairros, com entidades, assessoria técnica e muito diálogo.

Transporte II
Saiu o edital, esperado por todos, e com o esgotamento do prazo apenas uma empresa se habilitou. Agora a justiça suspende o edital e iremos para mais um embrolho jurídico. Um edital que garante muitas conquistas para a população e entre ela a bilhetagem e passagem integrada. Esperar e torcer para dar certo, pois Passo Fundo merece um bom transporte, com inovações e principalmente resultado de uma licitação. O que tiver de errado, se corrija. Avante.

Funcionários
Quanto a garantia da permanência de funcionários na empresa vencedora, quero destacar que sou a favor da valorização daqueles competentes colaboradores e minha posição é que se defenda sim uma prioridade para o quadro de motoristas e cobradores que há muito enfrentam esta difícil tarefa profissional.

Funcionários II
Dizer que isto poderia estar na lei ou em edital é iludir a classe de funcionários e enganar profissionais. Não é possível legalmente, mas se fazer uma força tarefa e garantir que os funcionários permaneçam, além de possível, é obrigação das forças vivas da sociedade. Estou neste movimento com todos aqueles que assim desejarem.
Funcionários III
Enfrentamos problemas de valorização dos profissionais de transporte, na questão salarial e de ambiente de trabalho. É hora sim de garantir o emprego e debater a garantia de plano de saúde, ticket alimentação e discutir carga horária. Uma profissão que sofre com estresse e merece ter sim um tratamento diferente, mas de forma respeitosa e não com discurso para plateia ouvir.

Gostou? Compartilhe