Final do ano com mais reciclagem e aumento no número de cooperados, na Recibela

A equipe de recicladores conta com 47 cooperadores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A formalização do contrato da Prefeitura de Passo Fundo com a Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela) continua a dar bons resultados. A equipe de recicladores aumentou novamente no mês de novembro, de 35 para 47 cooperados, sendo que no início eram apenas 19 trabalhadores. Com isso, o volume de material reciclado subiu de 50 para 62,82 toneladas. 

O avanço é significativo para o município, além de aumentar a renda dos cooperados, que receberam individualmente R$ 835,00 no mês de novembro. “A primeira contratação de uma cooperativa de recicladores por parte da Prefeitura vem apresentando resultados positivos. Com mais pessoas trabalhando, aumentamos o volume de material reciclado. A colaboração da comunidade na separação dos resíduos deve continuar para facilitar o trabalho”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, que ainda ressalta o fortalecimento do trabalho da cooperativa como meta do Plano Municipal de Resíduos, além de ser instrumento fundamental para atingir uma cidade cada vez mais sustentável.

Os cooperados recebem os resíduos que chegam até a Central de Triagem e Transbordo, onde todo material passa por uma triagem, e aquilo que pode ser reaproveitado para venda é separado. Depois, cada tipo de resíduo, seja papel, plástico, vidro ou metal é destinado para empresas que compram estes materiais para reaproveitá-los.

Cada um fazendo a sua parte
Todo o lixo recolhido em Passo Fundo é levado até a Central de Triagem e Transbordo. Chegando lá, o material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para a separação. Na esteira as sacolas ou sacos de lixo são abertos para o material reciclável ser separado pelos cooperados.

Justamente por essa logística, é fundamental que as famílias façam a separação do lixo seco e orgânico em suas casas, como explica Rubens: “a separação dos resíduos nas residências facilita o trabalho de reciclagem realizado por todas as cooperativas, em especial a Recibela, por isso a importância da separação em resíduo orgânico e seco independente de possuir coleta seletiva no bairro”. 

Gostou? Compartilhe