OPINIÃO

Fatos 21.12.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Postura
Vereador Mateus Wesp, PSDB, preocupado com o projeto de sua autoria, que regulamenta aplicativos de caronas no município, disparou mensagens pelo whats pedindo mobilização de aliados na sessão de ontem da Câmara para evitar que a matéria fosse engavetada. O suficiente para  provocar indignação dos pares que se sucederam em discursos na tribuna. Não havia manifestação contra a proposta e sim um acordo para votar e aprovar a matéria. O vereador Mateus não tem inimigos na Câmara, mas adversários políticos, com os quais deve dialogar e buscar entendimento. Se a intenção é disputar vaga como deputado estadual em 2018 e, por ventura, for eleito, mantendo esta postura terá enorme dificuldade de compor no Parlamento Gaúcho.  

Consciência
Wesp foi o último a usar a tribuna e contestou as críticas dos vereadores que o antecederam, dando um recado: "Não estou aqui para agradar aos vereadores. Se tiver que ficar sozinho, eu fico, pois terei minha consciência tranquila com Deus e meus eleitores". É um estilo bem próprio denominado por ele de 'nova política'.

Dentro da margem
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria com o Ibope, revela que a avaliação negativa do governo Michel Temer caiu de 77% para 74%. A popularidade do governo subiu de 16% para 19%, a avaliação regular de 3% para 6% os que disseram que o governo é ótimo ou bom. Entre setembro e dezembro, o percentual dos que avaliam o governo como ótimo ou bom nessa faixa etária cresceu de 4% para 10%, o percentual dos que confiam no presidente subiu de 8% para 14% e o dos que aprovam sua maneira de governar aumentou de 10% para 15%.

Conservador
Com pérolas em manifestações que indignam o público feminino, Temer tem melhor desempenho entre os homens. A aprovação da maneira de governar é de 12% entre os homens e de 6% entre as mulheres. O  percentual dos homens que consideram o governo como ruim ou péssimo é de 69%, enquanto entre as mulheres é de 76%. E os que avaliam a administração como regular são de 22% em comparação a 16% entre as mulheres.

Renda
Na análise por renda familiar, verifica-se que a avaliação do governo Temer é pior entre os entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo. Enquanto os demais grupos registram percentuais similares, nesse grupo, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo é de 79%, enquanto o dos que avaliam como regular, é de 13%.

Servidores
Os servidores públicos movimentaram as agências do  Banrisul ontem. A tal ponto que o Banco ampliou em duas horas o horário de atendimento. O atendimento foi exclusivo para operações de empréstimo do 13º salário.

Gostou? Compartilhe