Em centenas de lares, o Papai Noel vai chegar atrasado. É que invés de trenó, os presentes deverão chegar pelas carretas amarelas e azuis dos Correios. Só em que virtude da alta demanda de compras online, a empresa já registra atraso nas entregas. É o caso de Lúcia (nome fictício), que tem o hábito de realizar suas compras pela internet. Neste Natal, optou por adquirir os presentes dos seus dois meninos, ambos de três anos, em sites diferentes já que o modelo só havia em lojas distintas.
Os dois carrinhos foram comprados no dia 7 de dezembro. Em um dos sites, ele foi postado neste mesmo dia e chegou no dia 18 de São Paulo, levando sete dias úteis. O outro foi postado apenas em 14 deste mês e na sexta-feira (22) ela ainda não havia recebido a encomenda, embora já tenha passado o prazo dos Correios.
Lúcia tem filhos gêmeos e somente um presente em mãos. Devido a esse inconveniente, ela não sabe o que fazer no dia 25 de dezembro: se dá um dos carros ou espera chegar o outro para dar depois da data. Essa situação não aconteceu só com Lúcia e nem só em Passo Fundo. Os atrasos estão sendo registrados pelos consumidores devido ao aumento expressivo no volume de encomendas consequência das ações promocionais da Black Friday e do Natal. Em função dessa demanda, os Correios divulgaram um aviso informando que estão acrescidos dois dias úteis ao prazo de entrega padrão dos serviços SEDEX e PAC, no período de 24/11 a 31/12/2017.
Essa foi a justificativa informada a Lúcia, quando ela fez contato com a empresa. Por telefone, os Correios informaram que normalmente, em relação às cargas de São Paulo, mandam duas carretas para esta época do ano. Neste ano, já foi alugada uma terceira carreta para atende a demanda. No Centro de Distribuição dos Correios (CDD) de Passo Fundo, estão verificando a carga com um dia de atraso, segundo informaram à Lúcia. A reportagem de ON entrou em contato com a empresa para obter informações a respeito dos atrasos em Passo Fundo, mas até o fechamento dessa edição não foi atendida.