OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Planilhas da vida

Marcar o tempo faz parte da própria humanidade. Das cavernas aos bitcoins, essa contagem nunca parou. Dentre tantos calendários, por aqui seguimos o gregoriano que aponta para mais um final de ano. Nesses dias nos transformamos em contabilistas e fazemos um balanço do período que finaliza. Essa retrospectiva serve como uma autoavaliação, cujos resultados podem nos auxiliar em etapas futuras. Também é um momento para avaliarmos tudo que nos diz respeito direta ou indiretamente. O senso crítico desta contabilidade permite comparativos estatísticos. Assim temos duas planilhas: a do concreto e a do abstrato. A primeira ocupa um espaço razoável e reúne realizações, conquistas e evoluções efetivas. Já a segunda é bem mais ampla, recheada por palavras, promessas, utopias e retrocessos. Então, que em 2018 não se repitam as mesmas promessas da planilha do abstrato. Que seja um ano da concretização e da evolução.

Gilson Fehlauer

Morreu, em 15 de dezembro, o empresário Gilson Fehlauer. Durante muitos anos, seus poemas foram publicados nas páginas de O Nacional. Em Erechim, Gilson foi um multitarefas, correspondente da Caldas Júnior, bancário, empreendedor, poeta e um grande agitador. Estava na vanguarda da vanguarda erechinense. Com genialidade, permitiu que Erechim tivesse amor próprio, pois sua agitação levantou a poeira interiorana. Ainda jovem, foi para Porto Alegre depois de cumprir um importante papel: mostrar para Erechim que Erechim existia. Espero que, mesmo muito tardiamente, Gilson Fehlauer receba de Erechim as mais justas homenagens. Para refrescar a memória, ele foi o idealizador da Frinape e do Estádio Colosso da Lagoa.

Multicafé

O primeiro sábado de dezembro marcou o encerramento da temporada 2017 para as confrarias dos cafés de Passo Fundo. O paraninfo da festa de encerramento foi Wiss Gabriel, que reuniu as turmas de cinco cafés: a Mesa Um do Oásis, Xok’s, Posto Shell Moron, Paris e Riviera. Entre histórias e estórias, o encontro multicafé teve o insuperável cordeiro preparado pelo João Waihrich, costelão e outras maravilhas. O encerramento de mais um período com muita fraternidade, exigiu um protocolo em elevado patamar. Assim, o professor Dárcio Vieira Marques exercitou sua invejável verve literata para saudar a amizade. Imperou o silêncio às margens do Capinguí, antecedendo aplausos e abraços. Desta vez o Wiss abusou!

Nas ruas

Ainda vigora a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas de Passo Fundo? Além das calçadas, em determinadas ocasiões instalam barracas para venda de bebidas até na Avenida Brasil. Sim, no asfalto! Ora, se o consumo na rua é proibido, como pode ser permitida a venda, literalmente, na rua?

2018

Que 2018 possa decolar e pousar com muita estabilidade. Que no próximo ano soprem bons ventos. Feliz Ano Novo.

Trilha sonora

Para um final de ano, uma música cinquentenária. Ao vivo na Dinamarca, Procul Harum com The Danish National Concert Orchestra e Coral: A Whiter Shade of Pale

Use o link ou clique

https://goo.gl/VmChHj

Gostou? Compartilhe