SISBI é debatido durante encontro

O sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal ?EUR" SISBI, foi pauta de reunião que contou com o vereador Saul Spinelli

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Vereador Saul Spinelli (PSB) esteve reunido na tarde de ontem, com os secretários da Inovação Edison Nunes e do Interior Antônio Bortolotti, além dos empresários da indústria de embutidos Maurício da Costa e Mauri do Carmo, também com o presidente da associação dos veterinários do Planalto Médio Mauro Moreira. A pauta debatida foi: “o sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal – SISBI”. Decorrente de uma reivindicação dos empresários. O SISBI pretende, garantir uma equivalência nos sistemas de inspeção, garantindo a oferta de alimentos com mesmo grau de inocuidade, assegurando a saúde do consumidor, independentemente do sistema de inspeção.


A adequação, ou adesão ao SISBI depende de uma série de investimentos dos municípios e estados, a fim de descentralizar os procedimentos de inspeção sanitária. Às indústrias cabe a adequação sanitária a moldes que garantam a inocuidade, sem, no entanto, atender obrigatoriamente aos requisitos previstos na legislação federal, no que se refere a instalações.


O foco do trabalho passa a ser o produto, desde sua obtenção como matéria prima até o produto final, garantindo o atendimento aos requisitos sanitários e legais. Se Estado, município e indústria obtém a equivalência, o produto poderá, então, ultrapassar as fronteiras dos municípios e estados, podendo ser comercializado em todo o território nacional.


O município que já tem aprovado o SIM (serviço de Inspeção Municipal) fez o pedido junto a secretaria estadual de agricultura para o credenciamento ao SISBI. Foi definido na reunião uma agenda na secretaria de agricultura para tratar da agilização desta demanda, que para Mauri do Carmo vai garantir o aumento de vendas e novos postos de trabalho. O vereador Spinelli destaca que a prefeitura tem dado uma atenção especial para toda a adequação do município à legislação federal e, assim como o SIM, o SISBI será a garantia de novos negócios aos produtores locais.

Gostou? Compartilhe