IPTU
Os contribuintes que quiserem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e aproveitar o desconto máximo de até 20% devem realizar o pagamento da parcela única 1, com prazo final de pagamento para 2 de janeiro de 2018. Na primeira oportunidade de pagamento em cota única, os descontos são de 10% pela antecipação e 5% para imóveis que não apresentam débitos com o município até a data de 19 de outubro de 2017.
IPTU II
Poderá ainda ter um adicional de 5% de desconto para estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços. Esses percentuais já estão incluídos nas guias. As guias estão sendo enviadas pelos Correios, mas o contribuinte também pode obter a guia de pagamento pelo site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br).
Atendimento nos Cais
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, informa que o os cinco Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) abrem neste sábado (30), das 8h às 12h. Os Cais estão localizados nos bairros Hípica, Petrópolis, São Cristóvão, Luiza e Boqueirão. Mais informações pelo telefone (54) 3316-100
Senac I
O Senac Passo Fundo oportuniza aos Técnicos em Enfermagem o aprofundamento de seus conhecimentos através da Especialização Profissional Técnica em Instrumentação Cirúrgica. As aulas iniciam no dia 9 de abril e acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. Com carga horária de 400 horas, o curso é dividido em dois módulos teóricos de 150 horas e um estágio prático de 100 horas. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e Habilitação Técnica de Nível Médio em Enfermagem.
Senac II
Matrículas para a capacitação devem ser feitas no Senac Passo Fundo, localizado na Av. Sete de Setembro, 1045. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.
Indústria
O Índice de Confiança da Indústria, da Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 1,3 ponto em dezembro de 2017, chegando, após seis altas consecutivas, a 99,6 pontos. O índice encerra o ano com 14,9 pontos acima do registrado em dezembro de 2016. Tiveram melhora na confiança 11 dos 19 segmentos da indústria.
Piso do magistério
O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou ontem (28) a portaria que estabelece um aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores para 2018. O reajuste anunciado segue a Lei do Piso, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro.
Segundo o MEC, por estar acima do índice de inflação previsto para este ano, o piso nacional do magistério terá um ganho real de 3,9% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais. Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%, o que corresponde a R$ 124,96, de acordo com a pasta.
Bancos
As agências bancárias estarão fechadas hoje (29) ao público e funcionarão apenas para serviços internos, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Elas voltarão a funcionar na próxima terça-feira (2). A Febraban lembra que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), bem como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no primeiro dia útil depois do feriado, sem a incidência de multa por atraso.
IGP-M
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou deflação de -0,52% no acumulado de janeiro a dezembro deste ano. Segundo os indicadores divulgados onteme (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre), em dezembro o índice teve alta de 0,89%.Os alimentos foram os principais responsáveis pela queda verificada neste ano. No acumulado de 12 meses, os custos com alimentação tiveram retração de -0,48%. Enquanto as matérias-primas brutas registraram deflação de -11,35% ao longo de 2017 e os produtos agropecuários de -12,99%.