A população passo-fundense idosa ou com alguma deficiência e que já tenha a família inscrita no Cadastro Único poderá atualizar o cadastro para ser participante do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência cujas famílias comprovem serem incapazes de prover a sua manutenção. Da mesma forma, quem já é beneficiário do BPC e não está no Cadastro Único deve fazê-lo para continuar recebendo o benefício. A atualização ou inscrição pode ser feita até o mês de dezembro de 2018.
Para poder participar, a renda da família dividida pelo total de pessoas tem que ser menor do que um quarto do salário mínimo. Além disso, a família do idoso ou da pessoa com deficiência deve estar inscrita no Cadastro Único e manter os dados atualizados sempre que houver modificação na família ou no período máximo de cada dois anos. Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.
O Cadastro Único – porta de entrada para mais de 20 programas sociais – é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.
Locais para inclusão ou atualização do Cadastro Único
* No horário das 8h às 12h e das 13h às 17h
CRAS 1
Endereço: BR 285 - Km 171
Bairro: São José
Telefone: 3314.5899
CRAS 2
Endereço: rua Teixeira Soares, 51
Bairro: Centro
Telefone: 3312.8600
CRAS 3
Endereço: Rua Delmar Sitoni, 385
Bairro: Planaltina
Telefone: 3312.0043
CRAS 4
Endereço: Avenida Dona Sirlei, 276
Bairro: Professor Schisler
Telefone: 3312.6971
SEMCAS
Endereço: rua Morom, 2022
Bairro: Centro
Telefone: 3312.3070