O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, assinou na sexta-feira, a ordem de serviço para o início das melhorias e adequações do prédio da antiga estação férrea, no Parque da Gare, que vai abrigar o Complexo Gastronômico e Cultural de Passo Fundo. A empresa que vai operar o complexo e a Fazenda Vento Norte, de Blumenau, que venceu a concorrência pública realizada pelo município no ano passado. Ela será a responsável por reformar o local e implantar um complexo gastronômico, utilizando de concessão onerosa de uso do imóvel pelo período de 10 anos.
“O Complexo Gastronômico e Cultural é mais uma forma de a comunidade usufruir dos espaços revitalizados da cidade, como o Parque da Gare, que ganha mais um atrativo e deverá gerar mais emprego e movimentação econômica para a cidade”, disse Luciano.
A empresa tem prazo de oito meses, a partir data de assinatura da ordem de serviço, para fazer a obra. A execução dos serviços contará com a fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN). A empresa será, conforme contrato, responsável pela limpeza, manutenção, conservação e vigilância do espaço; arcar com custos de energia elétrica e de água nas dependências; utilizar no projeto linguagem que valorize o resgate histórico do local e integre o espaço interno com o seu entorno.
A proposta da empresa Fazenda Vento Norte é transformar aquele espaço preferencialmente para uso gastronômico e cultural e também contribuir com o conjunto construído pelo município na revitalização do Parque da Gare, em especial em frente ao prédio. Conforme o contrato de concessão, a obra deve respeitar o caráter histórico e cultural da edificação. O complexo atenderá a públicos de diferentes interesses e será polo gerador de fluxo para o município através dos serviços oferecidos e também uma alternativa de confraternização e lazer para a cidade.