OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Lei Paulo Fragomeni
A lei que institui o inventário arbóreo em Passo Fundo resgata a vida de um dos homens que mais se dedicou à defesa do meio ambiente, médico Paulo Fragomeni. Isto nos anos 70 e junto com o saudoso amigo Antônio Carlos Schaeffer fez pesquisa e deixou inúmeros trabalhos para os estudiosos. O inventário foi uma proposta do saudoso amigo Osmar Teixeira, que teve uma mente brilhante e pensava de forma visionária. Com vários apoiadores e entre eles o Promotor Paulo Cirne a proposta hoje se transformou na lei Paulo Fragomeni. Pensar na cidade, planejar a arborização e ainda inventariar as espécies nas áreas públicas. Fazer o que Fragomeni e Schaeffer defendiam há 40 anos atrás.

 

Alemão
Lembro-me com saudades do meu amigo “Alemão”, Antônio Carlos Schaeffer, Engenheiro Agrônomo da CEEE. Com dez anos de idade era o que na época conhecíamos como “mandalete”. Fazia jogos, depósitos na CEEE e pagava as contas para aquele que se transformou com esposa Vanda e filhos Montezuma, Carla e Simone meu grande amigo.

Alemão II
Era apaixonado pela natureza e junto com o amigo Fragomeni fazia a pesquisa constante de árvores e demais espécies. Na apicultura deixou ensinamentos e, não foram poucas vezes, que além de carregar as caixas de abelha eu comia mel puro.

Alemão III
Tive o privilégio de conviver com Antônio Carlos Schaeffer e a meu pedido o saudoso amigo Vereador Zenóbio Magalhães foi o autor que denomina com seu nome a Rua do Parque Recreio, no Bairro Integração. Recordo-me quando chegava à casa do Alemão e ele proferia as palavras “o próprio demônio” ou das vezes que tomava a Pepsi com pastel frito no Bar do Cardoso na companhia do meu amigo. Saudades e a certeza que um dia haveremos de nos reencontrar e poderei dar um forte abraço neste cara que fez a diferença em minha vida.

 

Pedro Danelli
Novo Presidente do Legislativo Municipal e com seis mandatos podemos ter a certeza de um mandato onde o povo terá sempre muito espaço para diálogo. Parabéns amigo Pedro.

 

Patric Cavalcanti
Por um ano Presidiu a Câmara de Vereadores e, marcou sua gestão pela sinceridade e coragem de tomar as decisões necessárias. O bom debate não faltou nestes primeiros doze meses.

 

Pimenta nos olhos dos outros
Temos pessoas que se ofendem quando são contrariados, mas não se colocam no lugar dos outros quando agem com individualidade. Aprender que não ganhamos sempre e que dividir faz parte de quem deseja vencer são lições do velho e bom Maquiavel.

 

Torcida contra
Impressionante como temos pessoas que torcem contra. Pouco interessa se o município ganha ou perde, o importante é ver o circo pegar fogo ou até mesmo ver alguém ser derrotado. Contra as obras do Aeroporto, contra licitação na Avenida Brasil, contra obras no Hospital Municipal e até mesmo contra as obras da Gare.

 

Desenvolvimento
Estamos ainda entre as dez economias do Estado, temos um dos principais aeroportos, rede de saúde e educação. Temos empregos e desenvolvimento e tudo isto porque temos empresários que são definitivamente corajosos. Todos os empresários são importantes, mas aqueles que são locais e investem aqui merecem nosso respeito e reconhecimento.

Gostou? Compartilhe