Durante o ano que passou a Unidade de Atendimento Madre Teresa de Calcutá (antigo Albergue) prestou atendimento a pessoas em busca de abrigo temporário e também de fornecimento de refeições para pessoas em situação de rua, ou que vieram de outros municípios e regiões, ou ainda que vieram em busca de trabalho no município. Ao todo, em 2017, foram acolhidas 636 pessoas, realizados 6.126 atendimentos e servidas 11.228 refeições.
Deste público atendido, 108 pessoas são naturais de Passo Fundo ou moram na cidade há vários anos. Mas também procuraram atendimento pessoas de diversos outros locais, seja de outras cidades da região, de outros estados e até mesmo de outros países, como Argentina e Colômbia. Dentre os que procuraram atendimento oriundos de outros países, a maioria foi de argentinos (11), mas por lá também passaram oito uruguaios, um chileno, um colombiano, um peruano e um venezuelano.
A unidade de acolhimento, ligada à Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo, oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço conta com uma equipe profissional e multidisciplinar e é referência para o abrigo dessas pessoas, principalmente nos dias frios. Além do pernoite, a casa oferece banho e refeições, como café da manhã, almoço e jantar.
Endereço
A casa Madre Teresa de Calcutá fica na rua Uruguai, 266 (fundos da prefeitura). O telefone para contato é (54) 3314-6180.
Unidade de Acolhimento faz mais de 6 mil atendimentos em 2017
· 1 min de leitura