Núcleo de Biometria oferece atendimento para servidores municipais

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Biometria da Secretaria de Administração, atua em diversas áreas para atender as necessidades dos servidores municipais. Uma delas é a saúde mental, com atendimento para transtornos psicológicos como estresse, ansiedade, depressão e dependência química. 

Com uma equipe multiprofissional, o setor garante excelência no atendimento e encaminhamento para casos mais graves. A proposta é buscar a prevenção, como conta a assistente social Queila Chies. “Buscamos junto aos servidores a conscientização e a busca ativa para que o acolhimento seja feito de modo preventivo, e não apenas quando há o adoecimento encaminhado por perícia ou chefia, por exemplo. Diante de qualquer sofrimento mental o servidor tem nosso suporte”, explicou Queila, que também destaca que a abordagem inicial e é feita por psicólogos e assistentes sociais que integram a equipe multiprofissional do Núcleo de Biometria. 

A equipe também conta com apoio de toda a rede de saúde municipal para encaminhamentos necessários.  

O Núcleo de Biometria fica na Rua Uruguai, 760 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (54) 3311-8874 ou (54) 3313-7525.  

Conhecer para ajudar 
Estresse
É uma resposta do organismo para determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadores. Assim, para se adaptar a nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de adrenalina para ficar em “estado de alerta” e em condições de reagir. Pressões no dia a dia, dificuldades financeiras, questões familiares, violência, mau relacionamento no trabalho, entre outras causas, podem desencadear o estresse. 
Sintomas emocionais: os principais sintomas são irritabilidade, incapacidade de se concentrar, cansaço e dificuldade para dormir. 
Sintomas físicos: os principais sintomas são dores de cabeça, tensão muscular, dificuldade em respirar, dor de estômago e sudorese. 

Ansiedade
Mesmo sendo uma emoção normal do ser humano, que aparece ao enfrentar algum problema, antes de um prova ou diante de decisões difíceis, a ansiedade excessiva pode se tornar um distúrbio. As pessoas com distúrbio de ansiedade passam a sentir preocupação e medo extremos em situações simples da rotina. 
Sintomas psicológicos: os principais sintomas são tensão, sensação de que algo ruim vai acontecer, problemas de concentração, medo constante, preocupação exagerada, insônia, irritabilidade e agitação. 
Sintomas físicos: os principais sintomas são aperto no peito, taquicardia, sudorese, tremores, cansaço, boca seca, náuseas. 

Depressão
É uma doença que pode surgir em qualquer fase da vida por diversos motivos. Atinge a autoestima causando sentimentos de inferioridade, tristeza e pessimismo. Pode ocorrer perda de vontade ou ter dificuldade em fazer coisas que eram habituais antes. Ainda, causa isolamento, nervosismo e dificuldade de relacionamento. Pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave. 
Sintomas: ansiedade, angústia e tristeza na maior parte do dia, perda no interesse pelas atividades do dia a dia, alterações significativas do apetite ou peso (aumento ou redução), agitação ou letargia, sentimentos de inutilidade e culpa, desânimo, humor depreciativo, choro fácil e frequente, pessimismo, diminuição do desejo sexual e diminuição da atenção e concentração. 

Dependência química 
É uma doença crônica que ocorre quando a pessoa faz uso abusivo de substâncias psicoativas como álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack e outras drogas. O dependente tem uma vontade incontrolável de consumir a droga e sofrimento intenso (físico e mental) se ficar impossibilitado de consumir a substância. A dependência afeta não só o dependente, mas também as pessoas de sua convivência. O dependente deixa de realizar atividades e cumprir responsabilidades no trabalho e na vida pessoal.
Sintomas: desejo incontrolável de usar a droga, perda do controle de uso (não conseguir parar depois de ter começado), aumento da tolerância (necessidade de doses maiores para atingir mesmo efeito). 

Gostou? Compartilhe