A permanência de pessoas em situação de rua é uma das preocupações da assistência social do município. Três frentes de trabalho buscam mudar as estatísticas: a Abordagem Social, o Centro Pop e a Casa de Passagem. Nesta quarta-feira (24), uma das equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo realizou a busca ativa, que tem como objetivo ir até as pessoas em situação de tua para resgatar a vinculação e garantir direitos previstos pelas políticas públicas.
A Secretaria de Saúde também participou da atividade de Abordagem Social, que é realizada 24 horas de segunda a sexta-feira e às noites nos finais de semana. “Temos mapeado onde geralmente ficam essas pessoas em situação de rua, assim como aquelas que estão em situação mais grave de saúde pelo consumo abusivo de álcool e outras drogas, assim como pela própria permanência nas ruas. Queremos diminuir a resistência fazendo um trabalho de convencimento para que, aos poucos, essas pessoas possam ir até os serviços para que possamos fazer os encaminhamentos”, afirma a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis. Em casos extremos, em que a pessoa está muito debilitada e coloca a saúde em risco, sem discernimento para escolha, se busca de maneira legal uma ação compulsória para reverter o quadro que pode levar à morte.
Atualmente, estima-se segundo a pasta que aproximadamente se tenha 15 pessoas em situação de rua, sendo que há um grupo que esporadicamente volta para sua casa, enquanto outro, menor, permanece o tempo inteiro nas ruas. Por isso, o trabalho precisa estabelecer confiança. “Não agimos coercitivamente, há a busca por um estabelecimento de vínculo e confiança, de diálogo. Queremos que essas pessoas aceitem os serviços que são garantidos para elas por direito, acabando com a exclusão social e dando dignidade”, finaliza Elenir.
Abordagem Social – SUAS
As políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) preveem a oferta do serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos – trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. Em Passo Fundo, a Abordagem Social realiza um trabalho constante com as pessoas em situação de rua, na busca de resgatá-las e dar o atendimento necessário previsto em programas sociais.
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop
Atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade. O Centro Pop funciona durante o dia e oferece café da manhã e lanche da tarde, além de lugar para guardar os pertences, higiene, espaço para confraternização e uma equipe profissional e multidisciplinar que faz diversos encaminhamentos.
Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá (antigo Albergue Municipal)
Oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço, que conta com uma equipe profissional e multidisciplinar, é referência para o abrigo dessas pessoas, principalmente nos dias frios. O espaço também oferece almoço e janta, além da pernoite.
Abordagem social busca restabelecer vínculos de pessoas em situação de rua
· 2 min de leitura