OPINIÃO

Fatos 25.01.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ponto final
A confirmação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo TRF-4 pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex, com aumento de pena para 12 anos e um mês, coloca um ponto final na corrida do petista à Presidência da República. O PT assegura que vai registrar a candidatura de Lula, mas muito improvável que ela seja homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral. A candidatura será barrada pela lei da ficha limpa, a menos que a defesa do ex-presidente consiga reverter a sentença nas instâncias superiores (STJ e STF). Quanto ao cumprimento da pena, criminalistas avaliam que a execução deva ocorrer tão logo o TRF-4 analise os embargos declaratórios (único recurso cabível). O prazo para ingressar com o recurso é de dois dias, mas não há prazo para o julgamento deles. Outra questão, de ordem política, é quem será o nome do PT no processo eleitoral? Pergunta pertinente levantada com propriedade por um dos mais autênticos líderes do partido, o ex-governador do Estado Olívio Dutra.

 

Aprendizado
A experiência dramática vivida pelo PT deveria servir de exemplo para todos os partidos políticos que se moldam a partir de um único líder, sem permitir a pluralidade interna. Partidos devem defender ideologias e ter programas de governo para a sociedade e os seus líderes devem cumprir à risca a cartilha.

 

Frases
“O processo judicial não é um processo parlamentar. A truculência dessa tropa de choque está próxima de configurar o crime de coação. Se esta Corte absolver o ex-presidente, a Justiça será feita. Se mantiver a condenação, a Justiça também será feita”. Procurador regional Mauricio Gotardo Gerum.


“A denúncia dizia que o ex-presidente Lula teria recebido a propriedade do apartamento do triplex. A sentença fala em atribuir o imóvel. Não há na legislação brasileira nada que possa significar atribuir. O juiz não pode criar nova acusação só para condenar o réu porque foi assim pré-estabelecido”. O advogado de defesa de Lula Cristiano Zanin Martins.


“Só uma coisa vai me tirar de continuar fazer o que estou fazendo é o dia que eu morrer. Qualquer que seja o resultado, eu continuarei lutando para que as pessoas neste país tenham respeito e dignidade”. Luiz INácio Lula da Silva.


Homologado
A Comissão de Licitação da Prefeitura de Passo Fundo homologou a proposta da empresa de Porto Alegre Bolognesi Infraestrutura Ltda para fazer a obra da Avenida Brasil. Falta agora a assinatura do contrato.

Gostou? Compartilhe