OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Corte do Carnaval
A Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo realiza neste sábado, 27, o Baile da Escolha da Rainha do Carnaval de Passo Fundo 2018. O evento acontecerá na sede da Escola de Samba Bom Sucesso, na Rua Cel. Miranda, 01, Bairro Operária. As candidatas das escolas de samba da União da Vila, Acadêmicos do Chalaça, Bambas da Orgia, Bom Sucesso, Academia Cohab e Pandeiro de Prata disputarão o título que, desde 2015, está com Naiadjy Cavalheiro.


Mais Bela Comunitária I
O presidente da Uampaf, Luiz Valendorf, esteve nesta sexta-feira no Jornal O Nacional, com as três meninas vencedoras do concurso Mais Bela Comunitária das categorias adulto, juvenil e infantil. A escolha foi na noite de sábado, dia 20, no Centro de Eventos do Estádio Vermelhão da Serra. No total foram 58 candidatas participantes, distribuídas entre as categorias infantil, juvenil e adulto, selecionadas para representar bairros e vilas da cidade. O evento é uma mobilização da União das Associações de Moradores (UAMPAF). Larissa Azevedo, de 16 anos, foi escolhida como a nova Mais Bela Comunitária em um concurso que não envolve somente a beleza, mas também a participação comunitária no bairro o qual a candidata faz parte, no caso de Larissa, o representado é o Parque Farroupilha.
Ana Julia do bairro Independente venceu na categoria Infantil e Gabrieli Piacentini, do Leonardo Ilha, na Juvenil

Mais Bela Comunitária II
A jovem conta que, para ela, vencer o concurso representa um sentimento de dever cumprido ao não representar somente o bairro no qual ela reside e sim todos os bairros de Passo Fundo. Larissa ainda fala sobre os planos de se manter cada vez mais engajada com a sua comunidade e continuar a desenvolver o trabalho comunitário, que é muito gratificante, além disso, o concurso incentiva outras meninas a se envolverem mais com o ambiente que as cerca e realizar ações que ajudem a mudá-lo. Conforme o presidente da UAMPAF, Luiz Valendorf, a Mais Bela Comunitária é o maior concurso realizado pelo movimento comunitário na Região Norte e nas últimas edições ganhou em organização, estrutura e participação das candidatas. A diretoria da UAMPAF também já programa para o mês de abril iniciar as fases eliminatórias da edição de 2018.


Doações I
A partir da contribuição da comunidade passo-fundense na arrecadação de roupas, nessa quinta-feira (25), o Memorial Vera Cruz destinou mais de 300 peças de roupa à ONG Amor, de Passo Fundo. De tempo em tempo, as roupas arrecadadas são destinadas a uma instituição beneficente, e o histórico dessa parceria entre o Memorial —que é um ponto permanente de coleta— e a ONG já vem de tempos. O presidente e fundador da ONG, Milton Menezes, reitera que as doações são fundamentais à manutenção da ONG, uma vez que a entidade depende dessas doações para existir. Ele ainda explica que parte das roupas que foram recebidas serão repassadas às famílias assistidas. Já outra parte será comercializada no brechó da entidade, a fim de obter recursos para a manutenção do espaço físico da ONG e, também, dos projetos que desempenha com seus assistidos. Atualmente, a ONG Amor atende quase 300 famílias entre todos os sete projetos que desenvolve. Sua equipe é formada por Assistente Social, Psicóloga, Educadoras Sociais (Pedagogas), além de recreacionistas e oficineiros de teatro, música, artes, esportes e dança.
Doações II
Além da ONG Amor, o Memorial Vera Cruz também ampara outras entidades beneficentes e você pode ajudar nessa contribuição! No local, há um ponto permanente de coleta de roupas, cobertores, roupa de cama, toalhas e quaisquer outros artigos de vestuário que você não esteja mais usando e queira ofertar a alguém que precise.
Tudo o que você precisa fazer é levar suas doações até a sede do Memorial Vera Cruz, localizada na rua Erexim, nº 48 – Bairro Vera Cruz. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da página no Facebook (fb.com/MemorialVeraCruzPF) ou pelo WhatsApp (54) 99701-0219.


Colheita da uva e maçã I
Sábado (27) será um dia de muitas atividades nos pomares e videiras do Estado: serão abertas oficialmente as colheitas da uva e da maçã. Ambas as solenidades contarão com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. A abertura nacional da colheita da maçã será em Vacaria, às 10h, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa. Já a solenidade para abertura oficial da colheita da uva será realizada no município de Nova Pádua, nos vinhedos da Boscato Vinhos Finos, às 16 horas.

Colheita da uva e maçã II
De acordo com a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), o volume da safra de 2018 deverá ficar em torno de 430 mil toneladas, número menor que 2017. Isso se deve à grande colheita no ano passado, que registrou um volume bem acima da média histórica, e à falta de frio no inverno, brotação desuniforme e ocorrências de geadas e granizos registrados nas regiões produtoras durante o período de frutificação. A expectativa do setor produtivo é uma melhora significativa dos preços da maçã devido à redução da safra e à excelente qualidade da fruta.


Frente Parlamentar
O vereador Rafael Colussi (Dem) está propondo a criação de uma Frente Parlamentar Mista que viabilize discussões acerca do assunto. O grupo de trabalho, segundo o Projeto de Resolução, irá monitorar a execução de planos e projetos relacionados à temática, elaborar estatutos e demais proposições, assim como estudos quanto à fiscalização das ações. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a sociedade civil, já que a formação da Frente contará com representantes da Câmara Municipal, Executivo e demais entidades interessadas no aperfeiçoamento da pauta no município. Conforme Colussi, uma das ações que deve ser acompanhada por meio da atuação da equipe é o trabalho desenvolvido pela Associação Municipal de Proteção aos Animais em Risco ou Abandonados (Ampara), que é responsável pelo abrigo de animais abandonados ou em situação de rua de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe