Audiência pública da revisão do Plano Diretor é nesta sexta-feira

O Plano Diretor tem como objetivo garantir que as pessoas tenham um lugar adequado para morar, trabalhar e viver

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Plano Diretor é a ferramenta que tem como objetivo garantir que as pessoas tenham um lugar adequado para morar, trabalhar e viver. A cada período de tempo este plano é revisado para que novas questões sejam abordadas. E é este o processo que está acontecendo agora. Por conta disso, diversas audiências e oficinas serão realizadas ao longo deste ano e do próximo, com o intuito de garantir a participação da população nessa discussão.

A primeira fase de participação acontece nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, quando será realizada a primeira audiência pública. O encontro será a partir das 19h na Câmara de Vereadores e terá como objetivo a avaliação e aprovação da metodologia participativa, que inclui os planos de comunicação e mobilização da comunidade. É neste momento que a população irá conhecer quais serão os passos a serem dados durante todo o processo de revisão do Plano Diretor.

Os interessados em participar podem conferir os textos dos planos com as propostas antecipadamente. Os dois textos estão disponíveis para download no site da Prefeitura de Passo Fundo. Basta acessar a página (www.pmpf.rs.gov.br), acessar o link Revisão do Plano Diretor, nos Destaques, descer, no canto esquerdo, até o link Revisão Participativa, depois acessar Etapas e então, no canto direito, fazer o download dos textos.

A participação da população nesse processo de revisão é um dos quesitos mais importantes para que se construam ideias que melhorem a vida dos passo-fundenses, o que inclui os transportes, os espaços urbanos residenciais, os espaços urbanos comerciais e todos os demais aspectos que integram o ambiente em que se vive.

Como participar
Para garantir a participação da população serão realizadas audiências públicas, oficinas avaliativas, oficinas propositivas temáticas e conferências. Esses encontros e discussões acontecerão ao longo deste ano, finalizando no próximo ano, quando está prevista a realização de duas conferências, uma inicial e outra final, quando então se consolidam as ideias apresentadas e o projeto é encaminhado para que se torne lei.

A primeira oportunidade de participar é nesta sexta-feira. Depois começam as oficinas nos bairros, daí é só esperar a divulgação das datas de quando esses processos acontecerão em cada região. A primeira a receber e participar de uma oficina avaliativa será a Sul, quando deverão participar os moradores da grande São Cristóvão. Serão duas oficinas, nos dias 5 e 7 de fevereiro, cada uma abrangendo uma faixa da região.

No primeiro momento de atividades serão apresentados dados gerais do município, sua evolução e as relações com o Plano Diretor e programação da oficina. Em seguida, será aberto o momento de debates, em que as pessoas poderão apresentar os aspectos positivos e negativos, primeiramente do município e depois do bairro em que estão inseridos.

A discussão sobre os aspectos positivos e negativos acontecerá em grupos. Ao final do debate em grupo, as ideias serão apresentadas por um representante de cada grupo a todo público participante. E no encerramento da atividade serão eleitos os delegados para as conferências que serão realizadas ao final do processo de revisão do Plano Diretor.

Primeira audiência
Quando: dia 2 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Câmara de Vereadores

Gostou? Compartilhe