Manitowoc I
O relator do Tribunal de Justiça do Estado, Eduado Delgado, indeferiu o pedido de suspensão da liminar que impede a negociação da área da Manitowoc com a Comercial Zaffari. O desembargador manteve a decisão em primeira instância, da titular da Vara Civil Especializada em Fazenda Pública, a juíza, Rossana Gelain. O pedido havia sido encaminhado pela Manitowoc através de um agravo de instrumento.
Manitowoc II
O Tribunal de Justiça também negou o recurso, protocolado pelo vereador Patrick Cavalcanti, solicitando a suspensão da perícia na área, para agilizar a ação. A perícia foi requisitada pela Manitowoc, para avaliação dos valores investidos, e autorizada pela Justiça.
Colônia de Férias I
O Clube Caixeiral Campestre, em parceria com o Centro Hípico Dellagerisi, promove a Colônia de Férias 2018. Com o tema “A Fazendinha”, participam crianças de 4 a 12 anos. As atividades começaram no dia 29 de janeiro e vão até sexta-feira (2). O valor da diária é de R$50,00, com o lanche incluído.
Colônia de Férias II
Atividades: Passeios de pônei e carroção, tirolesa, mini chef (culinária), artes, músicas, peças teatrais e também contato com os animais e a natureza, escorrega na lona, parquinho e muito mais. Mais informações com Francielle, pelo contato: (54) 9.8146-6225.
Arte urbana I
Nos próximos dias a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, vai abrir edital para a seleção de projetos de arte urbana para serem executados na cidade. Tal como as ações que já foram realizadas através de parcerias nos degraus da escadaria da Rua General Netto, conhecida como escadaria da Brahma; na escadaria da rua Independência; no complexo cultural Roseli Doleski Pretto; na rua Jorge Dadia, em frente a Escola Padre Alcides, no bairro Victor Issler; e os muros da Biblioteca Pública, a ideia é ampliar as ações para outros espaços da cidade.
Arte urbana II
O objetivo é que sejam encaminhadas ideias que contemplem o conceito de arte urbana, que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas em espaços públicos, valorizando monumentos e marcos importantes da história e cultura da cidade. A partir do edital serão escolhidos seis projetos e os artistas selecionados receberão uma ajuda de custo, além de todo o material para a realização da pintura/intervenção. Os projetos vencedores serão escolhidos por um corpo de jurados com conhecimento na área.
Cais da Vila Luiza
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, informa que o Centro de Atenção Integral à Saúde – Cais da Vila Luiza passa a atender pelos números de telefone: (54) 3315-1039 e (54) 3311-2778.
Quilombolas de Sertão I
Integrantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) e do Projeto Rio Passo Fundo, da Universidade de Passo Fundo/UPF, participaram, no fim de 2017, do 3º Encontro de Comunidades Quilombolas de Sertão. Na ocasião, os participantes entrevistaram os moradores sobre a suas histórias, relações sociais, econômicas e o olhar ambiental da região em relação aos recursos hídricos. No município de Sertão possuem dois quilombos reconhecidos legalmente: Arvinha e Mormaça.
Obra Zachia I
A Prefeitura de Passo Fundo está realizando uma obra de drenagem pluvial (canalização) em sete ruas, além da urbanização da avenida principal do bairro José Alexandre Zachia, um dos mais populosos do município, com cerca de oito mil moradores. A obra de urbanização da Rua Luiz Ernesto Fasolo já teve concluída a padronização das calçadas, com estrutura de concreto e meio-fio. Agora, a empresa responsável está realizando a confecção das grelhas (para bocas de lobo) e também a colocação do piso tátil nas rampas de acesso, melhorando a acessibilidade em atenção aos deficientes visuais e cadeirantes, com nova sinalização com faixas de segurança.
Obra Zachia II
Na próxima fase, será feita a nova pavimentação asfáltica da Avenida Luiz Ernesto Fasolo, e implantado um novo sistema de iluminação com lâmpadas de led. Os serviços de drenagem pluvial (tubulação) já foram realizados nas ruas Francisco Dal Conte, Argemiro Ferreira, Alcides Teixeira, Stela Rezende, Luiza Taufer Topolsky, Manoel Borges. Nesta semana, está sendo finalizada a área da Rua Pantaleão Bolner, que está com serviço de colocação de novos tubos, maiores em diâmetro para captar mais água da chuva e a limpeza e desobstrução da rede existente.
Endividamento I
O percentual de famílias endividadas no Rio Grande do Sul apresentou alta em janeiro alcançando 72,2%. A elevação foi tanto na comparação com o mesmo período do ano anterior como no confronto com dezembro passado. O atual cenário de queda na taxa básica de juros e de recuperação do mercado de trabalho vem colaborando para a alta na tomada de crédito por parte dos consumidores. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgados nesta quarta-feira (31).
Endividamento II
A PEIC de janeiro/2018 mostrou que o endividamento das famílias continua comprometendo, na média em 12 meses, 32,9% da renda mensal com duração média de 8,0 meses. O cartão de crédito continua com o maior peso na composição do endividamento dos gaúchos (78,5%), seguido por carnês (45,3%), crédito pessoal (17,2%) e financiamento de veículos (13,0%).