OPINIÃO

Saneamento básico

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ao abrir o jornal ON, na página seis, deparei-me com a matéria elaborada pela jornalista Larissa Paludo, justamente sobre a coleta, tratamento, e destinação do esgoto. O texto define bem os diferentes estágios e respectiva importância, neste item imperativo à vida da comunidade, o esgoto cloacal. O serviço de esgoto diz respeito a todos os seres humanos, desde o dia do nascimento até a morte. Em toda história da humanidade é parte da essência na vida individual e fator básico no relacionamento coletivo. Com maior ênfase à saúde e bem estar é necessidade da moderna forma de agrupamento humano, as cidades. As cidades que não conseguiam o saneamento mínimo, na antiguidade, freqüentemente sucumbiam exterminadas pela peste e toda sorte de contaminação. Há relatos, porém, de verdadeira engenharia sanitária na remota civilização inca, sobre a forma de tratar o esgoto cloacal. Muitas cidades brasileiras têm seus filhos sujeitos a ambientes suburbanos devastadores, pela completa ausência do saneamento básico. É um crime permanente que não comove suficientemente gestores e a soberba de poderosos. As epidemias transmitidas por mosquitos afligem todos os dias a população. O esgoto que contamina rios, valas infectadas entre casebres, é fomento à procriação de moscas e mosquitos que impedem a boa saúde de multidões.

 

Sistema coletor
A matéria explica também sobre a participação indispensável dos moradores da cidade na habilitação ao sistema de coleta, por onde a rede da Corsan dá cobertura. Ainda são muitos os moradores que não fizeram a ligação ao sistema de esgoto que está chegando. A meta dos últimos investimentos previstos é atingir 70% das moradias. É urgente, no entanto, que todos façam as ligações para a coleta dos dejetos residenciais. Sem essa participação consciente e inadiável, o investimento no projeto da Corsan não resolve.

 

Custo
A coleta tem custo, que precisa ser incorporado por todos os cidadãos, como prioridade. Possivelmente deva evoluir o debate para que as pessoas sem recursos não fiquem excluídas. É básico para a sobrevivência. Precisamos atingir a meta de coleta e tratamento do esgoto em 100% das residências, indistintamente. Desculpem a insistência no assunto, mas não se trata de utopia de políticas públicas. É mandamento concreto para uma cidade feliz!

 

Custo Lula
Cada dia que passa apresenta-se mais irreversível o aspecto legal decorrente da condenação de Lula. Em pouco tempo esgota-se o prazo de uma batalha judicial, até que chegue a hora do trânsito em julgado definitivo. O destino mais provável é sua inelegibilidade e até prisão. Lula é o maior mito vivo na política brasileira. Os seguidores do ex-presidente persistem numa campanha de preservação de sua imagem, o quanto possível. A comparação feita a seus opositores também enredados no crime de corrupção que andam soltos por aí, não socorre a causa lulista, a não ser como sentimento popular. Mantê-lo presente na opinião, perante uma oposição desastrada, é estratégia democrática.

 

Aura e pecado
Os créditos históricos de Lula, de qualquer jeito, serão sempre moeda decantada como aura, para se contrapor aos pecados da mesma trajetória. O tempo dirá sobre o destino do PT.

 

Constrangimento
Também não se sabe como acabará o episódio da ministra nomeada Cristiane Brasil, impedida de assumir. A cena pitoresca recentemente divulgada, ao arfar do vento em pleno mar, mais parece simulacro de um drama “inter pocula” (entre os copos). O desdém à sentença trabalhista, protagonizado pela meia ministra do meio governo Temer, desagradou até o senso mínimo do pai Jefferson. Ainda que a Justiça possa reconhecer constitucionalidade na nomeação de Temer, a sobriedade do Ministério do Trabalho restará ofendida.

 

Investimento
O investimento da União acentua a queda, só comparada ao déficit de 1997. É a pior situação dos últimos 22 anos. Os cortes não atingiram classes privilegiadas que recebem salários e vantagens exorbitantes neste momento de crise. A austeridade pegou setores importantes na pesquisa, além de educação, habitação e saúde pública.

Gostou? Compartilhe