Depois da iniciativa inédita de formalizar a contratação da Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela) para a realização dos trabalhos de separação e reciclagem do lixo na Central de Triagem e Transbordo, agora a Prefeitura de Passo Fundo está oportunizando que o trabalho aconteça em dois turnos e também que sejam agregados mais cooperados. Isso, porque foi assinado o contrato de um aditivo com a cooperativa aumentando o valor do recurso repassado e abrindo a possibilidade para o aumento do número de cooperados até um total de 60 trabalhadores.
A Cooperativa, que teve a formalização do contrato no mês de junho do ano passado, começou as atividades com a participação de 19 cooperados. Aumentou este número para 35 no início do mês de outubro de 2017 e agora vai quase dobrar a participação, o que vai garantir, além de postos de trabalho, um maior aproveitamento do material que é descartado diariamente para o recolhimento feito pelos caminhões de coleta de lixo.
Trabalho realizado
Todo material que chega até a Central de Triagem e Transbordo é triado pelos cooperados e o que pode ser reaproveitado para venda é separado. Depois, cada tipo de resíduo, seja papel, plástico, vidro ou metal é destinado para empresas que compram estes materiais para reaproveitá-los. Os resíduos mais separados são papel, papelão, plástico, garrafas pet e latas de alumínio.
Separação em casa
O lixo que é coletados pelos caminhões, tanto no centro como nos bairros, é levado até a Central de Triagem e Transbordo. Chegando lá, o material que é recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para a separação. O restante (que representa a maior parte) vai para a esteira e cada uma das sacolas ou sacos de lixo que a população deposita para recolhimento é aberto e o material reciclável é separado pelos cooperados. Por isso é importante que as famílias façam a separação do lixo orgânico em suas casas, mesmo que sejam recolhidos pelo mesmo caminhão. A separação dos resídios facilita o trabalho de reaproveitamento realizado não só pela Recibela, mas por todas as cooperativas que realizam este serviço, uma vez que o lixo seco que vai separado pode ser melhor aproveitado.
Cooperativa de reciclagem vai passar a operar em dois turnos
· 1 min de leitura