As Secretarias de Cidadania e Assistência Social (Semcas) e de Saúde (SMS) estão trabalhando em conjunto para atender com mais agilidade diversas situações. A ideia é potencializar os atendimentos interdisciplinar e multidisciplinar dos casos que chegam até a Semcas através dos serviços do Centro Pop, da Abordagem, dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Atendimento Psicossociais (CAPS), com a ação conjunta das secretarias.
Segundo Elenir Chapuis, secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social, as secretarias têm tratado em conjunto de casos específicos, e complexos, que envolvem o atendimento e acompanhamento de ambas as secretarias, “em um movimento de trabalhar as situações com mais agilidade, diante das demandas apresentadas, especialmente os casos de pessoas em situação de rua, em situação mais agravada”, salienta.
Para garantir esse atendimento, reuniões e encontros estão sendo realizados com as equipes, com o propósito de dialogar e definir os encaminhamentos. “É importante a discussão dos casos, a referência e contra referência, a proximidade das equipes, e as ações conjuntas”, destaca Elenir. Ela avalia ainda que, embora todos tenham uma grande demanda de trabalho, estes momentos são de extrema importância, “e dão mais segurança nos encaminhamentos, sendo que em muitas ocasiões as discussões são referentes a um caso, ou poucos casos, demonstrando assim a singularidade do trabalho voltado às pessoas e aos indivíduos, 'cuidando especificamente de cada sujeito'. A integração das equipes, a discussão dos casos, trazendo elementos e pontos de vista, diversos em algumas vezes, tem a finalidade maior de atender bem a população e garantir os direitos inerentes a condição apresentada”, argumenta a secretária-adjunta.
Trabalho integrado entre secretarias garante agilidade no atendimento
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