O Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, vai receber um estacionamento pago com capacidade de receber 166 veículos para longa permanência. A terraplanagem da área já iniciou pela empresa Traçado Construções e Serviços Ltda, vencedora do pregão eletrônico publicado pelo Departamento Aeroportuário. A empresa é responsável pela obra nos 4,6 mil metros quadrados e também pela exploração do estacionamento pelo período de 15 anos. Das 166 vagas, seis devem ser destinadas para pessoas com necessidades especiais, 11 para idosos e 12 para motos. Cerca de 20% do estacionamento deve ser coberto.
A partir do início das obras, a empresa terá 60 dias para entregar o local funcionando. Toda a área receberá pavimentação, guaritas, cobertura e também serão construídas calçadas para pedestres. O estacionamento pago do Aeroporto vai permitir que o atual espaço utilizado pelos motoristas passe a ser rotativo e não mais de longa permanência como vem ocorrendo. A administração relata que há muitos casos de motoristas deixarem seus veículos por dias em locais impróprios. Essa situação não será mais admitida e os carros estarão sujeitos a guincho.
Pregão Eletrônico
O pregão eletrônico especifica que a concessão remunerada é de duas áreas no total de 4,6 mil metros quadrados, sendo a primeira de 1,3 metros quadrados e a segunda de 3,300 metros quadrados. A empresa concessionária terá que pagar um valor mensal superior a R$ 5,8 mil e 11% sobre o faturamento bruto auferido na exploração comercial.