O processo de revisão do Plano Diretor começa neste mês de fevereiro a realizar as oficinas avaliativas nos bairros de Passo Fundo. Serão estes os momentos em que a opinião da população será ouvida. Participando dos encontros, os moradores poderão apontar o que o bairro onde moram, e a cidade como um todo, apresentam de bom e de ruim e também será o momento de sugerir e apontar o que pode ser modificado.
A primeira oficina será na região Leste, que abrange o bairro Petrópolis, incluindo o Loteamento Cidade Universitária, Loteamento Invernadinha, Loteamento Planalto, Vila Petrópolis, Loteamento Umbú e Parque Jardim Botânico. Este encontro será no dia 21 de fevereiro, a partir das 19h, no salão da paróquia Santo Antônio.
Ainda na região Leste, serão realizados mais dois encontros. O seguinte é no dia 22 de fevereiro, a partir das 19h, no salão da paróquia São José. Esta oficina vai abranger os moradores do bairro São José, Loteamento Leonardo Ilha, Loteamento Coronel Massot, Loteamento Canaã e Campus UPF.
Para finalizar a participação da população da região Leste, o terceiro e último encontro será no dia 24 de fevereiro, a partir das 9h, no CIEP São Luiz, quando devem participar os moradores do Loteamento Parque Farroupilha, Loteamento Manoel Corralo, Loteamento Nova Estação, Vila Entre Rios, Vila Ferroviários, Vila Isabel, Parque Bela Vista, Chácaras Bela Vista, bairro São Luiz Gonzaga, Loteamento Santa Maria I e Loteamento Santa Maria II.
Como será a oficina
No primeiro momento de atividades serão apresentados dados gerais do município, sua evolução e as relações com o Plano Diretor e programação da oficina. Em seguida, será aberto o momento de debates, em que as pessoas poderão apresentar os aspectos positivos e negativos, primeiramente do município e depois do bairro em que estão inseridos.
A discussão sobre os aspectos positivos e negativos acontecerá em grupos. Ao final do debate em grupo, as ideias serão apresentadas por um representante de cada grupo a todo público participante. E no encerramento da atividade serão eleitos os delegados para as conferências que serão realizadas ao final do processo de revisão do Plano Diretor. Os delegados devem ser residentes ou proprietários de empresas nos bairros de abrangência da referida oficina. Será eleito um delegado para cada 2.000 habitantes. Dessa forma, em cada oficina serão eleitos os delegados conforme o somatório da população dos bairros envolvidos, segundo os dados do Censo do IBGE.
Revisão do Plano Diretor: chegou a hora de ouvir a população
· 1 min de leitura