OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Homenagem a Eva Sopher I

Está sendo encaminhada a proposta de denominar o Multipalco do Theatro São Pedro com a inclusão do nome de Eva Sopher. A homenagem será consolidada em momento oportuno, após os atos fúnebres. A decisão colegiada entre Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), familiares e Governo do Estado atende aos anseios da comunidade cultural diante da reconhecida trajetória de ‘Dona Eva’ à frente da instituição. A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, que faleceu aos 94 anos, está sendo velada nas dependências do próprio teatro até às 18h. Ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento e morreu às 19h10min de ontem em decorrência de falência múltipla dos órgãos e parada cardiorrespiratória.

Luto oficial
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, decretou luto oficial de três dias. A iniciativa de designar para o Multipalco o nome de Eva Sopher já foi divulgada na manhã desta quinta-feira (08) pelo governador. Deve-se ao reconhecimento e a memória de Eva Sopher pelo legado de mais de 40 anos na reconstrução e preservação do Theatro São Pedro, com reconhecimento do povo gaúcho. Conforme o presidente da AATSP, José Roberto Diniz de Moraes, a decisão vem ao encontro dos anseios de toda a comunidade cultural “Não há outro nome que não seja o dela, que reconstruiu o Theatro São Pedro. O próprio conselho já acalentava esta ideia e agora é motivo de satisfação ver a proposição do Governo por meio da Secretaria da Cultura”, afirma.

Tratativas
O secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, iniciou as tratativas, de forma conjunta, para formalizar o encaminhamento junto aos familiares, diretoria e Conselho da AATSP para que Dona Eva tenha seu nome como complemento do Multipalco. “É uma homenagem para eternizar o nome de Eva Sopher de forma definitiva ao Multipalco e ao Theatro São Pedro”, reforçou o secretário.


“Triki Triki de Carnaval”
Em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Cultura e Confraria das Artes, fazendo parte da programação do Carnaval Popular da cidade, será realizada a primeira edição da festa de rua "Triki Triki" do Sessao30 juntamente com o canal We Do Tv. A mostra de música eletrônica e  disc jockei (DJ) de Passo Fundo e região é gratuito à comunidade e acontece no dia 13 de fevereiro, na Galeria Estação da Arte (antiga Viação Férrea) a partir das 15h, onde simultaneamente acontece a exposição "Outros Carnavais" também promovida pela Secretaria de Cultura.
 

Imed oferece Fies 
 
Com o objetivo de apoiar aos seus estudantes, a Imed aderiu ao novo Novo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Dessa forma, os alunos podem continuar contanto com o financiamento. O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia a graduação, em instituições particulares, de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos. As inscrições para o Fies começam no dia 19 de fevereiro. Para outras informações acesse caixa.gov.br/programas-sociais/fies.


Viagem Segura I
Reunindo esforços para a redução de acidentes, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM) e Comando Rodoviário da BM (CRBM) estão mobilizados para os seis dias da Operação Viagem Segura de Carnaval. A ação começa à zero hora desta sexta (9) e se estende até a meia-noite de quarta-feira (14). Em Porto Alegre, na saída para o feriadão, ocorre a Megablitz, reunindo Detran RS, EPTC e Polícia Civil (PC). Com especial atenção à prevenção de acidentes provocados pelo consumo de álcool, a Balada Segura também estará no Litoral durante toda temporada de verão.

Viagem Segura II
Na análise estatística do Detran RS, o Carnaval não está entre os feriados mais violentos no trânsito, mas o grande movimento esperado nas estradas e o consumo de álcool nas festas exige cuidados redobrados. Nos últimos 11 anos, foi registrada a média de 5,4 vítimas fatais/dia no feriadão de Carnaval, abaixo da média geral dos 15 feriados prolongados em que é realizada a operação (6,5 mortes/dia). No ano passado, foram 29 mortes nos seis dias da ação, considerando as pessoas que falecem até 30 dias após o acidente.


Precatórios
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informa que o Conselho da Justiça Federal (CJF), junto com a Secretaria do Tesouro Nacional do Governo Federal, anteciparam o cronograma para pagamento dos precatórios federais de 2018. Todos os precatórios alimentares serão liberados entre 10 e 15 de abril. Os precatórios comuns terão liberação das contas entre 10 e 15 de maio. Os dias e os valores específicos ainda não estão definidos e devem ser informados pelo TRF4 na movimentação processual. Os precatórios alimentares devem ser definidos na primeira semana de abril, e os de natureza comum na primeira semana de maio.


Chuva nos próximos dias
No decorrer desta sexta-feira (09), a aproximação de uma frente fria favorecerá a formação de áreas de instabilidade e deverão ocorrer pancadas de chuva na maioria das regiões. Entre o sábado (10) e a segunda-feira (12), a propagação da frente fria provocará chuva em todo Estado, com possibilidade de temporais isolados. As temperaturas estarão mais amenas em todas as regiões. Entre a terça (13) e a quinta-feira (15), o ingresso de uma massa de ar seco garantirá o retorno do tempo firme e com grande amplitude térmica. No período noturno as temperaturas serão mais baixas, com mínimas entre 10°C e 15°C, porém as máximas variarão entre 27°C e 30°C na maior parte do RS.

 

História do Carnaval
O Museu Histórico Regional está com uma nova exposição “História do Carnaval”, na Sala Desdêmona Machado Aires, no 2º andar do Teatro Municipal Múcio de Castro, de segunda a sexta feira, das 14h às 17h. A proposta da exposição é contar um pouco da história do Carnaval de Passo Fundo, da 1920 até os anos 2000, para tanto, a exposição conta com um acervo composto por fotografias, recortes de jornais e fantasias. A exposição “História do Carnaval” é uma realização do Museu Histórico Regional com apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo através da Secretaria de Cultura.

Gostou? Compartilhe