Reunião da ABA
A primeira reunião do ano da Associação Brasileira de Advogados (ABA), foi realizada na quinta-feira (22), no escritório de advocacia Osmar Teixeira & Advogados associados e contou com a presença de advogados da cidade de Passo Fundo (Rodrigo Nunes Santana, Jamila Wisóski Moysés Etchezar, Ramiro Schnorr Grando, Lara Klein, Sirlei Vieira) e de Sarandi (Eduardo Marques). O Direitor da ABA da cidade de Passo Fundo, Albano Busato Teixeira, advogado militante, expôs que todos os advogados que tenham interesse em contribuir com o crescimento da classe e aprimoramento profissional serão recebidos na associação.
Professores municipais I
As aulas na rede municipal já começaram, mas para marcar o início do ano letivo os professores participam, nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, de um encontro de boas-vindas. Todos os inícios de semestres a Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo promove esta atividade como forma de integrar os professores e discutir os temas pertinentes ao ensino das crianças da faixa etária abrangida pelas escolas municipais.
Professores municipais II
Este ano, a atividade acontece nos turnos da manhã e da tarde, para oportunizar que todos os professores participem. No encontro, que será realizado no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, haverá palestra com o professor Robson Lima. O objetivo, segundo a coordenadora pedagógica da secretaria, Marla Debastiani Maffi, é tratar das questões da educação e motivas os professores para o início do novo ano letivo. Além dessa atividade de reinício, também já estão marcados os encontros de formação continuada. O primeiro deles é destinado aos coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental, e acontece no dia 5 de março.
Fasurgs
A Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul – Fasurgs, inicia nesta segunda-feira, (26), o semestre letivo. Os calouros dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Educação Física e Estética e Cosmética serão recepcionados com uma apresentação da instituição pelos diretores.Durante a primeira semana de aula, os acadêmicos poderão conferir e participar de diversas atrações promovidas pela instituição. A Fasurgs deseja a todos um bom retorno e início de atividades, para acadêmicos e professores.
Intervenção no Rio
O presidente Michel Temer disse ontem (23) que se a intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro não der certo, o governo não deu certo.“Se não der certo, não deu certo o governo, porque o comandante supremo das Forças Armadas é o presidente da República. De modo que as Forças Armadas nada mais fizeram do que obedecer o comando do seu comandante supremo. Se não der certo, foi o governo que errou, não foram as Forças Armadas”, disse.
Intervenção no Rio II
Na entrevista, Temer disse que o governo federal chegou a cogitar uma intervenção total no Rio de Janeiro. Mas, segundo o presidente, a uma medida era “muito radical” e, por isso, foi descartada. Temer explicou que em uma intervenção total o governador pode ser afastado. Ele foi questionado pelo jornalista José Luiz Datena se isso foi cogitado. “Claro, foi cogitado num primeiro momento, mas logo afastei a ideia por que seria uma coisa muito radical, e logo refutei. E refutando ficamos com a conclusão de que deveríamos intervir na área da segurança pública e no sistema penitenciário”.
Rebaixado I
A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito da dívida soberana do Brasil para -BB com perspectiva estável. A nota anterior era BB com perspectiva negativa. Com o rebaixamento, o Brasil se mantém entre os países que não têm o selo de bom pagador. Segundo a agência de classificação de risco, o rebaixamento deu-se em razão dos grandes e persistentes déficits fiscais e pelo peso da dívida do governo, que segue crescente, além de falta reformas que melhorem o desempenho estrutural das finanças públicas.
Rebaixado II
A Fitch cita ainda como fator para o rebaixamento a decisão do governo de adiar a votação da reforma da Previdência. Isso "representa um importante revés na agenda de reformas que mina a confiança de médio e longo prazo na trajetória da dívida pública e o compromisso político para abordar o problema". A agência diz, também, que os investimentos caíram para "novos mínimos".
Imposto de Renda I
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa no próximo dia 1º e vai até o dia 30 de abril deste ano. O programa de preenchimento da declaração estará disponível na próxima segunda-feira (26). Estão obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.
Imposto de Renda II
O painel inicial do sistema terá informações das fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração.Neste ano, será obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017.Na declaração de bens, serão incluídos campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam). Também será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.
Ministério do trabalho
O governo publicou na edição de ontem (23) do Diário Oficial da União decreto que torna sem efeito a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o cargo de ministra do Trabalho. A nomeação da deputada havia sido publicada no Diário Oficial do dia 3 de janeiro, mas decisões judiciais a impediram de tomar posse. O nome de Cristiane Brasil foi escolhido para a pasta em reunião do presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai da deputada, com o presidente Michel Temer. Após uma disputa judicial em torno da posse de Cristiane, a deputada e líderes do PTB foram recebidos por Temer na última quarta-feira (21) e combinaram com o presidente que o partido vai indicar outro nome para a pasta.
Inflação
A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – 15 (IPCA-15), ficou em 0,38% em fevereiro deste ano. O índice ficou em 0,39% em janeiro e em 0,54% em fevereiro do ano passado. O dado foi divulgado ontem (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a segunda menor taxa do IPCA-15 para meses de fevereiro desde a implantação do Plano em Real em 1994, ficando acima apenas da taxa de fevereiro de 2000 (0,34%). O IPCA-15 acumulado no ano está em 0,77%, já a taxa acumulada em 12 meses chega a 2,86%.
Indústria
O Índice de Confiança da Indústria registrou alta de 0,2 ponto na prévia de fevereiro, em comparação com o resultado consolidado de janeiro. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador ficou em 99,6 pontos, o maior patamar desde outubro de 2013, que foi de 99,9 pontos. A alta da confiança, segundo a prévia, combina melhora das expectativas com piora das avaliações sobre o momento presente. O Índice de Expectativas subiu 2,6 pontos em fevereiro e chegou a 100,6 pontos, o maior desde setembro de 2013. Já o Índice da Situação Atual caiu de 100,9 pontos para 98,5 pontos.