Palco dos políticos
A Expodireto é terreno fértil para os políticos identificados com o agronegócio e, em ano eleitoral, eles brotam com qualquer tempo. Foi assim na abertura da Expodireto Cotrijal, ontem pela manhã. No palco da cerimônia de abertura, o governador José Ivo Sartori que precisou antecipar o discurso para participar da despedida do empresário Raul Randon, que morreu no sábado. Foi o segundo a discursar e o tom foi pensando nas eleições. “Não podemos parar a travessia. O Estado precisa continuar promovendo mudanças. É hora de mudar o estado, deixar o rancor político de lado e pensar no futuro”, disse. Os ministros Carlos Marun e Eliseu Padilha, representaram o presidente Michel Temer e deixaram claro que a agenda de reformas seguirá mesmo em ano eleitoral. Padilha enfatizou que a reforma da previdência, momentaneamente fora da pauta por causa da intervenção federal no Rio de Janeiro, voltará a ser tratada. Ele defendeu que a reforma é imprescindível para o país e que o governo não abrirá mão, já que será impossível fazer o ajuste fiscal com os estados sem que ela aconteça. Padilha citou Juscelino Kubitschek ao se referir as mudanças promovidas pelo atual governo em tão pouco tempo.
A delação de Basegio
A notícia caiu como uma bomba no final da tarde de ontem. O Tribunal de Justiça do RS homologou a delação premiada do ex-deputado Diógenes Basegio. Ele foi cassado pela Assembleia Legislativa em 2015, cinco dias depois de renunciar ao mandato, acusado de ficar com parte de salários de seus assessores e de adulterar informações sobre uso de combustível. A delação teve intermediação do Ministério Público, mas está sob sigilo. Basegio se comprometeu em contar esquemas praticados por outros deputados e inclusive já teria entregue documentos à Justiça. Ainda não se sabe o que o ex-deputado receberá em troca. Tem gente de cabelo em pé!
Em pré-campanha
O ex-prefeito Airton Dipp e o vereador Márcio Patussi circularam ontem pela Expodireto Cotrijal como pré-candidatos a deputado estadual e federal respectivamente. Estavam acompanhados do vereador Luiz Miguel Scheis, o presidente do partido, Celmiro Mesquita e o professor Adriano da Silva.
Segurança
A senadora Ana Amélia Lemos defendeu a mudança no estatuto do desarmamento durante sua fala na abertura da Expodireto, com foco na segurança do campo.