Na tarde da última segunda-feira, dia 5, teve início a Semana Municipal da Mulher em Passo Fundo. A movimentação acontece nos turnos de manhã e tarde e conta com atividades como encontros culturais, rodas de conversa e feira de produtos artesanais. As atividades acontecerão até o dia 16 de março.
As duas semanas de programação têm como objetivo homenagear e informar as mulheres sobre questões como o combate à violência de gênero e o protagonismo da mulher na sociedade. Na tarde de ontem (07), a Coordenadoria da Mulher organizou uma feira de produtos artesanais, na Praça do Boqueirão, que também contou com a performance da artista Maura Cavalheiro, do Grupo Timbre de Galo, que cantou em homenagem às mulheres. A Coordenaria da Mulher existe desde 2009 e auxilia a Prefeitura com projetos de políticas públicas direcionadas às mulheres, conforme a titular da repartição Eni Hanauer. “A gente trabalhava somente com a proteção e conscientização contra a violência, mas nesse ano resolvemos fazer um trabalho diferente, fazer a exposição dos trabalhos das mulheres para apoiar os artesanatos que elas produzem para ajudar na renda familiar”, explica Eni. No evento também houve a distribuição de cartilhas informando o papel e a importância da Lei Maria da Penha no combate à violência e a exibição de um vídeo com o relato de mulheres que sofreram violência doméstica e buscaram recursos públicos no município.
A Coordenadoria também conta com o apoio do Conselho Municial de Direito da Mulher (COMDIM), que é responsável pela formulação e fiscalização de políticas municipais voltadas à eliminação da discriminação contra mulheres. “O Dia Internacional da Mulher é um dia de celebração, mas também um dia de mobilização e de reflexão sobre as políticas públicas para as mulheres”, afirma a presidente da COMDIM, Odete Kuhs Silveira. “Todas as mulheres têm direito a voz e podem fazer suas reivindicações nesse espaço. É um Conselho novo, mas atuante, que procura as demandas e necessidades das mulheres dos bairros da cidade.”, finaliza. O Conselho também ressaltou a importância do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, inaugurado no ano passado no bairro José Alexandre Zacchia, que acolhe e auxilia mulheres vítimas de violência doméstica, sexual e moral.
Liga de combate ao câncer
Um grupo de mulheres ligadas à Liga Feminina de Combate ao Câncer participou na manhã de ontem de um momento de beleza. A distribuidora de cosméticos Eizz e a Leão XIII foram parceiras na realização da atividade que ofereceu tratamento capilar e também facial às mulheres.
Beleza
O Shopping Bella Cittá também preparou uma programação especial para esta quinta-feira (8). As clientes que passarem pelo Shopping poderão dedicar alguns minutos do dia para desfrutar de uma sessão de maquiagem. Após o momento de beleza, as clientes poderão fazer uma selfie no lounge, publicar no perfil pessoal usando a hashtag da ação e automaticamente estarão garantindo um ingresso para o cinema. A programação será realizada das 10h às 22h.
Programação
08/03/2018 - 13h
Feira de produtos artesanais
Praça do Boqueirão junto à Guarita da Brigada
08/03/2018 - 13h30min
Sessão de embelezamento para as mulheres
Local: Centro de Referência e Atendimento à Mulher - Bairro Zachia
09/03/2018 - 13h30min
Um Olhar de Mulher
Participação Promotora de Justiça e UBS Zachia
Local: Centro de Referência e Atendimento à Mulher - Bairro Zachia
16/03/2018 - 19h20min
Debate com Cléa Carpi, ex-presidente da OAB
Exposição Marias
Local: Salão de Atos da Faculdade de Direito – UPF