Suspenso desde 2001 por falta de recursos, o Projeto Tradição e Folclore na Escola será reativado este ano, depois de 17 anos. A indicação para a reativação deste projeto foi do Vereador Fernando Rigon (PSDB), em fevereiro de 2017.
O anúncio das Escolas interessadas e que apresentaram a melhor estrutura e localização para receber o projeto foi feito ontem, em reunião com o Secretário de Educação, Edemilson Brandão, Vereador Fernando Rigon, Coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental, Angelita Scottá, Coordenadora Pedagógica, Marla Debastiani Maffi e Assessor Político do Gabinete do Vereador Rigon, Cledson Basso. Muitas escolas do município mostraram-se interessadas, mas como o projeto atual prevê primeiramente a contemplação de apenas quatro escolas, as escolhidas foram: EMEF Escola do Hoje, EMEF Cohab Secchi – CAIC, EMEF São Luiz Gonzaga e EMEF Daniel Dipp.
Segundo Rigon, o objetivo da reativação desse projeto é despertar na comunidade escolar o gosto pelo conhecimento do folclore, realizando estudos referentes à história, brincadeiras, danças tradicionais e outros costumes de forma extracurricular, deixando o aluno livre para optar sobre sua participação.
Este projeto quando estava em atividades, chegou a ter 750 crianças da rede municipal de ensino diretamente envolvidas e acontecia em horário extracurricular, “o que de certa forma também incentiva os jovens no seu comportamento tanto na escola, como fora dela, além de um melhor rendimento escolar”, explica Rigon.