Multa por álcool em vias públicas alcança mais de 100 casos

Por
· 1 min de leitura
Das 75 pessoas abordadas, 48 foram multadas por consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas na madrugada de domingo.Das 75 pessoas abordadas, 48 foram multadas por consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas na madrugada de domingo.
Das 75 pessoas abordadas, 48 foram multadas por consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas na madrugada de domingo.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de um ano em vigor, a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas da cidade alcança o volume de 113 autuações. Somente neste final de semana, 48 pessoas foram multadas por infringir a lei nº 5.240, sancionada em janeiro do ano passado. Dos 17 veículos abordados, todos foram multados por consumo ilegal de álcool.

 

A operação, que ocorreu em concordância do Mutirão Nacional em favor da Lei Seca, foi a com maior número de autuações pelo consumo de álcool já registrada em Passo Fundo. A fiscalização foi feita entre as 21h de sábado e 2h30 de domingo (11), nas ruas Independência e General Neto, além das imediações da Praça Capitão Jovino, também conhecida como Santa Terezinha.

 

Ao todo, 72 pessoas foram abordadas pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças. De acordo com o coordenador do setor, Jorge Pires, a operação também resultou na emissão de dois termos circunstanciados e na apreensão de diversos tipos de bebidas alcoólicas. “Foram 48 autuações. Desde que a lei entrou em vigor, este foi o maior número de pessoas multadas. O que esperávamos que acontecesse até agora - e ainda não aconteceu - foi que se desenvolvesse um efeito educativo na população. Percebemos que as pessoas continuam bebendo quando percebem que não tem fiscalização”, disse ele. De todas as multas emitidas, nenhuma é reincidente.

 

“Podemos observar que temos pontos críticos de consumo na cidade: as ruas Independência e General Neto possuem estabelecimentos que atraem o tipo de público que tem o costume de beber em via pública. Em porcentagem, 99% das autuações feitas foram nestes lugares”, completou Pires. O consumo, segundo ele, não seria problema se não acabasse em perturbação ao sossego público. “Em todo o tempo de autuação deste final de semana, a Brigada Militar precisou intervir em duas brigas”, relatou ele. Desde a sanção da lei, pelo menos 113 pessoas foram multadas por beber na rua. A operação envolveu efetivos da Brigada Militar, através do 3RPMon, Rocam (Programa de Policiamento por Motocicletas) e Pelotão de Operações Especiais (POE); além da Guarda Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Finanças.

 

O restante da reportagem está disponível na versão impressa do jornal O Nacional desta segunda-feira (12).

Gostou? Compartilhe