Após as eleições que definiram a diretoria da União da Associação dos Moradores (Uampaf), no dia 4 de março, domingo, 25, será o dia de escolher os representantes de cada bairro. O processo eleitoral das Associações de Moradores de Passo Fundo envolve 70 chapas inscritas em 64 bairros e os resultados devem ser apurados e divulgados no mesmo dia.
De acordo com a presidente da comissão eleitoral, Grace Serafini, os moradores poderão se dirigir aos locais de votação nos bairros participantes entre 8h e 16h, sendo que a apuração inicia próximo das 17h, no Ginásio da Uampaf. Dos 64 bairros que possuem chapas inscritas, 59 deles tem chapa é única. Os bairros Hípica, Núcleo Ferroviário, São Luiz Gonzaga e Vinte de Setembro terão disputa entre duas chapas respectivamente, enquanto que o bairro Xangrilá é o único com três chapas concorrentes. Para votar, é necessário ser maior de 16 anos, residente do bairro e apresentar documento pessoal e comprovante de residência. O presidente da entidade, Luiz Valendorf, comenta que o movimento comunitário vem se fortalecendo em Passo Fundo nos últimos anos e que são esperados cerca de 1.500 votos nessas eleições.
A votação será realizada em urnas de lona e cédulas de papel, sendo que deficientes físicos, idosos e gestantes terão urnas específicas, conforme Grace. Os locais de votação serão públicos e os endereços ainda estão sendo definidos. É possível acompanhar a divulgação dos locais através da página do Facebook da UAMPAF, onde os moradores também podem observar as campanhas que estão sendo realizadas pelas chapas em alguns bairros. A entidade ressalta que o trabalho das comissões eleitorais, bem como toda a organização das eleições, são trabalhos inteiramente voluntários, destacando a importância da participação da comunidade para o fortalecimento e legitimidade dos líderes comunitários, que contribuem para atender as demandas dos bairros.