OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Empregar/RS Mulher
 
Os servidores da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) encaminharam 1.388 mulheres para vagas de trabalho durante o Empregar/RS Mulher, evento realizado na sexta-feira, 16 de março, em 128 Agências FGTAS/Sine sediadas em 125 municípios gaúchos. Ao todo, o Empregar/RS Mulher contabilizou 6.168 atendimentos nas áreas de intermediação de mão de obra e de seguro-desemprego. Também foram realizados encaminhamentos de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e entrevistas presenciais, além de atividades de orientação profissional e sobre saúde e direitos da mulher.

 

Rede municipal
A Prefeitura de Passo Fundo deu posse, ontem à tarde, a mais quatro professores e um assistente para atuarem na rede municipal. Os novos servidores foram aprovados no concurso realizado no ano de 2016 e, partir de agora, assumem aulas em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Eles suprem as vagas abertas nas escolas Padre Alcides, Rita Sirotski, Siloé Rocha Bordignon, Padre José de Anchieta e Irmã Margarida.

Entrega da Rais
Na reta final da entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017, o Ministério do Trabalho (MTb) recebeu as informações de 6 milhões de estabelecimentos, relativos a quase 38,2 milhões de vínculos. Isso corresponde a cerca de 75% do total estimado. O prazo para quem ainda não entregou o documento termina na sexta-feira (23). E quem descumprir pode ser prejudicado. A entrega da Rais é obrigatória para todas as pessoas jurídicas com CNPJ ativo na Receita Federal em qualquer período do ano passado, com ou sem empregado, além de todos os estabelecimentos com Cadastro Específico do INSS (CEI) que tenham funcionários. Já os microempreendedores individuais (MEI) só precisam fazer a declaração se tiverem empregado. Caso contrário, a declaração é facultativa.


Leandro Karnal
O professor Leandro Karnal estará em Passo Fundo no próximo dia 3 de abril palestrando sobre “Transformar - Estratégias para um novo tempo”. A palestra ocorre no Auditório do Colégio Notre Dame, às 19h30. O evento, realizado pela Crediplan é beneficente, por isso, o ingresso corresponde a dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Hospital Beneficente Bezerra de Menezes e ao Lar Ivone Dall’igna. A palestra é destinada tanto aos cooperados da Crediplan, como a toda comunidade. Os ingressos são limitados e poderão ser adquiridos diretamente na sede da Crediplan, localizada na Rua Uruguai, 2001, em Passo Fundo. No encontro com o público, o pensador analisa diversos aspectos do cotidiano e instiga os ouvintes a reflexão sobre como aproveitar melhor as experiências vividas e como planejar os atos simples e complexos da vida.

 

Obras da avenida Brasil
As obras de revitalização da avenida Brasil que seguiriam nessa terça-feira (20) com os bloqueios definitivos foram adiadas em decorrência da chuva. Assim que o tempo firmar, os trabalhos serão retomados. As primeiras intervenções acontecem no bairro Petrópolis, na pista entre a avenida Rui Barbosa e a rua Dr. Verdi de Césaro, no sentido bairro/centro. A comunidade deve ficar atenta aos desvios sinalizados para realizar deslocamentos pela região: 

 

Confiança I
Após uma sequência inédita de altas que vinha desde julho do ano passado, o Índice e Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Fiergs, permaneceu praticamente estável de fevereiro para março: passou de 61,6 para 61,7 pontos, o maior nível desde junho de 2010. “O resultado é compatível com o desempenho do setor no Estado. As condições atuais confirmam a tendência de recuperação moderada da atividade, enquanto as expectativas em patamar elevado apontam para a sua continuidade, com possibilidade de pequena aceleração nos próximos meses”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. O insucesso da Reforma da Previdência é apontado pela FIERGS como um dos possíveis motivos a influenciar na acomodação da confiança depois de oito altas consecutivas. para o próximo governo. 

Confiança II
Em março, o Índice de Condições Atuais foi de 57,4 pontos, 0,2 acima de fevereiro, mantendo o maior resultado desde junho de 2010. Em relação à economia brasileira, passou de 57,4, em fevereiro, para 57,6 pontos, em março. O Índice de Condições das Empresas ficou praticamente estável, em 57,5 pontos. Medidos de zero a cem, acima dos 50 pontos os índices mostram condições melhores.


Sindicontábil
No próximo dia 26 de março, às 19h, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo realiza sessão solene em homenagem aos 85 anos do Sindicontábil Passo Fundo. Também será homenageado, na oportunidade, o CRCRS - Conselho Regional de Contabilidade - pelos seus 70 anos de fundação. A iniciativa da proposição para homenagem é da mesa diretora do Legislativo, através de seu presidente, vereador Pedro Daneli.

Gostou? Compartilhe