Reflexos de um terremoto registrado na Bolívia, ontem de manhã, foi sentido em diversos pontos da cidade. O episódio foi registrado por volta das 11h, diversos prédios como o do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), do Banco do Brasil e do Fórum foram evacuados por segurança. O tremor durou em torno de 30 segundos de acordo com o Corpo de Bombeiros, que recebeu mais de 10 chamados na cidade. Não foi registrado dano material.
Além da região central, os bombeiros ainda receberam ligações dos bairros Vera Cruz, Planaltina e São Cristóvão – todas de edifícios de mais de quatro andares. A vibração sentida em Passo Fundo pode ser consequência de um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter, oriundo da Bolívia. Além do Rio Grande do Sul, o fenômeno foi sentido no Distrito Federal, em São Paulo, no Paraná, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. A intensidade do tremor foi dimensionada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que mantém um site com relatos do tremor.
Na Avenida Paulista, região central de São Paulo, diversos prédios chegaram a ser esvaziados. Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram os trabalhadores ocupando as calçadas após descerem dos escritórios. No centro, o prédio do Ministério Público estadual também foi esvaziado. O tremor também foi sentido na região norte, segundo o Corpo de Bombeiros.
No estado de São Paulo, municípios do interior, como Marília, e do litoral, como Santos, também sentiram o tremor. Em Brasília, prédios localizados em uma de suas principais avenidas, a W3, na altura da quadra 508 Norte, foram evacuados e seus ocupantes receberam orientações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Segundo ele, equipes de vários quartéis de Brasília e cidades vizinhas foram mobilizadas para o atendimento da população, além de membros da Defesa Civil. Em caso de tremor de terra, a orientação para quem sentir os efeitos do abalo é de aguardar o socorro dos bombeiros e da Defesa Civil distante do prédio ou edificação. Se o abalo for forte, sugere-se procurar uma equipe de engenheiros para avaliar as condições de sustentação do edifício.
Outros tremores
Em fevereiro do ano passado, um abalo sísmico, que também havia atingido a Bolívia, causou tremores em Passo Fundo. O terremoto havia sido de 6,5 graus na escala de Richter na província de Chuquisaca Zudañez. Casos semelhantes ainda foram registrados em 2015 e 2011 na cidade.