Vereador quer extinguir feriado dedicado à padroeira

Projeto de Lei do vereador Ronaldo Rosa (SD) pretende substituir feriado do dia 08 de dezembro pelo dia 07 de agosto, data do aniversário de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O vereador Ronaldo Rosa (SD), está propondo a extinção do feriado da padroeira Nossa Senhora da Conceição, comemorado no dia 8 de dezembro. A data marca o feriado do Dia do Município, que é 7 de agosto. Há 35 anos, uma lei municipal unificou as comemorações em 8 de dezembro. Aproveitando que Nossa Senhora da Conceição é padroeira da cidade. No texto, o vereador propõe que o inciso que discorre sobre o feriado fixo do dia 08 de dezembro seja substituído pelo antigo feriado do dia 07 de agosto, mantendo o número de feriados municipais dentro dos limites estabelecidos pela Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995 que delega aos Municípios a autonomia para declarar seus feridos municipais.

 

Rosa argumenta que a data de aniversário do município se trata da data magna da cidade, representando um resgate histórico aos pioneiros locais, bem como uma homenagem à comunidade passo-fundense. Segundo ele, um feriado no dia 8 também prejudica o comércio, porque é uma data próxima ao Natal. “Outro ponto é que muitos passo-fundenses que são de outras religiões podem não ter nada contra um feriado santo, no caso um feriado católico, mas se sentiriam mais contemplados se fosse numa data que não faz relação com nenhuma religião.” Ademais, o parlamentar também defende o Projeto de Lei alegando que, por se tratar de um dia normal, a comemoração do aniversário acaba sofrendo um demérito. Rosa ainda informa que amanhã (04) o Projeto deve passar pela Segunda Pauta e na próxima semana, na segunda-feira (09), já deve ser analisado pelas Comissões Permanentes da Câmara.

Gostou? Compartilhe