Sem edital, vereadores montam comissão para pressionar governo

Projeto está em análise na Secretaria de Transportes do Estado, sem previsão de publicação. Recurso, de R$ 45 milhões, está garantido não deve voltar aos cofres do governo federal em decorrência da demora

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Obras de ampliação do aeroporto dependem da publicação do edital de licitaçãoObras de ampliação do aeroporto dependem da publicação do edital de licitação
Obras de ampliação do aeroporto dependem da publicação do edital de licitação
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A Câmara de Vereadores de Passo Fundo deve definir, nas próximas semanas, os nomes que irão compor a Comissão Especial de Acompanhamento do Processo de Ampliação e Modernização do Aeroporto Lauro Kortz. O objetivo da Comissão, de autoria do vereador Márcio Patussi (PDT), que foi aprovada no Plenário na segunda-feira (2), é pressionar o Governo do RS pela publicação do Edital de Licitação, que representaria uma aproximação concreta do início das obras.


A publicação do documento no Diário Oficial do Estado (DOE) estava prevista para o início deste ano, após o governador José Ivo Sartori assinar, em dezembro de 2017, um Termo de Compromisso com a União. Porém, desde aquele momento, não se teve mais notícias da licitação. Questionada sobre o andamento do edital, por meio de nota, a Secretaria de Transportes do Estado, informou que o processo está cumprindo os trâmites legais. No momento, a situação é de análise do edital, etapa anterior ao envio do documento à Procuradoria-Geral do Estado, que emitirá seu parecer jurídico.


Paralelo a isso, a documentação ainda deverá ser aprovada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. “O processo está cumprindo os trâmites administrativos necessários para lançamento do Edital público. O cronograma da obra e de desembolso é o apresentado no Plano de Trabalho, documento anexo ao Termo de Compromisso firmado com o governo de estado”, concluía a nota.


“É um procedimento que está atrasando o início das obras, mas que vamos fazer uma mobilização agora para pressionar não no sentido de atropelar o processo, mas pressionar para que eles consigam analisar da forma adequada, mas o mais rápido possível, para que a gente consiga ter esse edital na rua logo”, defendeu Patussi.


Nenhum prazo foi confirmado pela pasta de Transportes. No documento assinado pelo governador no ano passado estavam previstos R$ 45 milhões para as obras. Apesar de 2018 ser um ano eleitoral e haver possibilidade de troca de governo em 2019, tanto estadual quando federal, a secretaria confirmou a aplicação dos recursos. “O recurso é garantido para essa finalidade. A princípio, está destinado para o aeroporto de Passo Fundo em quaisquer condições, tanto troca de governo quanto prazo de conclusão da obra”, disse.


O vereador também acredita na destinação do recurso ao aeroporto. “A informação que nós temos é que há um carimbo nesse dinheiro em relação às obras do PAC. Nós não acreditamos que o edital não saia esse ano. Temos esperança que o edital saia esse ano e ainda neste ano possamos conhecer a empresa responsável pela obra”, pontuou.


Não é somente no sistema de transporte que há recursos parados devido à burocracia. Na área da segurança, o projeto de uma nova casa prisional em Passo Fundo nunca saiu do papel. Já houve três prorrogações de prazo para início das obras. A última, concedida em dezembro do ano passado, foi de 180 dias para apresentar o projeto. Se esta etapa não for concluída até junho, o Estado perde os recursos federais de quase R$ 9 milhões. O projeto foi elaborado ainda em 2007 para aliviar a superlotação do atual presídio. 

 

Mais de cinco anos de espera
A ampliação do aeródromo já é pauta de décadas em Passo Fundo e na região. Em 2013, a esperança de melhoria na infraestrutura do Lauro Kortz foi alimentada quando o governo federal incluiu o aeródromo de Passo Fundo no Programa de Investimentos em Logística para aeroportos regionais. Desde aquele anúncio, organizações passaram a discutir sobre os impactos ambientais da obra. Após diversas visitas e promessas, em março de 2016, o governador José Ivo Sartori entregou a licença ambiental emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para ampliação. Ainda que o recurso federal estivesse garantido, com o processo de impeachment, a troca de governo e o tumulto político em Brasília, houve um vácuo de tempo sem que as etapas burocráticas até o lançamento do edital de licitação andassem.


Termo de compromisso
O acordo assinado em dezembro de 2017 teve como objetivo a elaboração de projetos, reforma e ampliação de pavimentos aeroportuários, ajustes de faixas e áreas de segurança, implantação de terminal de passageiros e seção contra incêndio, auxílio para navegação aérea e serviços complementares, objetivando a ampliação e modernização do Lauro Kortz.

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