Nos últimos dias a cidade vem recebendo a instalação lombadas físicas. Ao todo, serão 30 redutores de velocidade em diversos pontos. Atendendo à pedidos da população e visando melhorar as condições de trânsito para assim diminuir o número de acidentes, algumas já estão funcionando nos mais variados bairros, enquanto outras estão em processo de execução.
Alguns dos bairros já contemplados são Leonardo Ilha, Loteamento dos Ferroviários, São Luiz Gonzaga, Vila Luiza, Vila Mattos, Veracruz, Cruzeiro e Boqueirão. “São vários fatores. A indicação da comunidade passa por uma avaliação técnica. Entre o real sentido de achar que precisa ser instalada e a condição técnica existe uma diferença. Então a comunidade pode solicitar, é claro. O mais importante é que são baseadas em cima de estudos técnicos”, explica o Secretário Adjunto de Segurança Pública de Passo Fundo, Ruberson Stieven.
Entre os diversos fatores analisados para a instalação das lombadas físicas aparecem a necessidade da diminuição de velocidade, facilitando e garantindo a segurança dos pedestres que atravessam a outra via. Por meio de estudos técnicos, também são levados em consideração o número de acidentes que aconteceram próximo ao local. Por legislação, não é permitido a instalação em subidas e descidas.
“Não resta dúvida que o resultado está sendo positivo. Todos os elementos que são colocados em vias públicas visando a segurança são sempre positivos. Desde a sinalização de uma placa de 'Pare' até a um semáforo em cruzamento. Tudo isso é positivo pois as pessoas tem a informação mais precisa e conseguem entender o que está acontecendo naquele cruzamento. As probabilidades de aconteceram acidentes são menores e consequentemente diminui a possibilidade de mortes no trânsito”, relata o Secretário.
Outras mudança visando a melhoria do trânsito na cidade foram as implementações de semáforos no encontro das Ruas Coronel Chicuta e Daltro Filho com a Minas Gerais. Na Rua Daltro Filho, inclusive, havia uma lombada física que acabou sendo retirada justamente pela presença do semáforo, que já é um elemento para redução da velocidade. “É um trabalho que vamos fazendo ao longo do ano e consequentemente vão surgindo as demandas. Na medida do possível, a secretaria vai atendendo essas demandas conforme suas condições técnicas, juntamente com a disposição de pessoas e materiais para a execução”, finaliza Ruberson Stieven.