Secretaria de Inovação e Captação de Recursos
A secretária municipal de Inovação e Captação de Recursos, Karine Knob, foi desligada do cargo na última quinta-feira (5). A partir de agora, ela irá se dedicar a outros projetos profissionais. Até que ocorra a indicação de um substituto, a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, responderá pela pasta.
Rotativo
O Indicador de Uso do Crédito apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 35% dos consumidores fizeram uso do cartão de crédito para realizar alguma compra em fevereiro e um em cada quatro (24%) usuários entraram no rotativo, sendo que 10% pagaram um valor entre o mínimo e o total. A maioria (72%) afirma ter pagado o valor integral da fatura. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, atrasos no rotativo custam muito caro e o consumidor precisa ter consciência disso. As taxas na opção de parcelamento da fatura, após os 30 dias máximos no rotativo, podem chegar a mais de 170% ao ano.
Salão Social
O projeto de ampliação de modernização da estrutura física do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo avança por diversas frentes. Simultaneamente à obra de expansão da Academia Fitness, a reforma completa do Salão Social da entidade é executada em ritmo acelerado. O Salão Social tem capacidade para abrigar cerca de quatrocentas pessoas; a demanda cada vez maior pelo espaço motivou significativos investimentos financeiros para a reforma, que deve ser entregue no próximo dia 05 de maio, no jantar em comemoração ao Dia das Mães. Cinco profissionais atuam na reforma do Salão Social. O projeto de reforma prevê a troca total das luminárias, aplicação de teto de gesso, colocação de novas cortinas e reparos gerais que devem facilitar, inclusive, a colocação de decorações entre outros adereços.
Bem-estar animal I
Atentando aos diversos casos de maus tratos existentes em estabelecimentos situados em Passo Fundo, o vereador Rafael Colussi (DEM) protocolou um Projeto de Lei que estabelece uma série de normas a serem cumpridas por canis e gatis comerciais e pelos estabelecimentos que fazem a venda direta. Elaborada com o intuito de evitar negligências, a proposição vem ao encontro das solicitações de inúmeras entidades que trabalham pela proteção animal. No documento, foram elencadas exigências que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos de modo a assegurar a saúde dos animais. O texto define que a criação e a venda poderão ser executadas somente por estabelecimentos registrados e com autorização para funcionar.
Bem-estar animal II
Os animais deverão receber alimentação e higiene diárias, tendo garantidos conforto e livre locomoção. Não podem ser expostos em vitrines e deverão estar em áreas apropriadas ao seu porte e separados pela sua espécie. No que tange à venda, os canis e gatis deverão vender animais microchipados, vacinados e esterilizados. No caso de venda direta por estabelecimentos, deverá ser fornecido ao futuro tutor do animal a nota fiscal, acompanhada da numeração do microchip e a etiqueta com o código de barras do mesmo. Os comprovantes de controle de endo e ectoparasitas, de vacinação e de esterilização também devem ser fornecidos. O projeto também traz regramentos às feiras, sejam de venda ou doação, de animais em praças e outros espaços públicos, que poderão ocorrer somente com autorização prévia do órgão competente da Prefeitura.
Medicina UPF
Desde a implantação da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), em 1970, a Faculdade possibilitou a formação de profissionais que atuam no Brasil e no exterior e tem sido reconhecida pela excelência no ensino médico. Em 2018, após um longo período de avaliação, a Faculdade de Medicina da UPF foi acreditada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). Com isso, de um universo de mais de 300 Escolas de Medicina no país, a Faculdade da UPF tornou-se uma das 13 a receber a certificação no Brasil. Se consideradas somente as privadas e comunitárias, há somente três instituições que recebem essa acreditação, sendo a UPF uma delas. A acreditação consiste em um selo de qualidade que é concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
Nova diretoria
O administrador do Hospital da Cidade de Passo Fundo e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Luciney Bohrer, foi eleito e tomou posse como vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul durante solenidade realizada em Porto Alegre na última sexta-feira (6). A nova diretoria da entidade, eleita por aclamação, tomou posse para a gestão 2018/2021 e representará os 270 hospitais filantrópicos gaúchos, buscando o reconhecimento da importância destas instituições para a saúde do Rio Grande do Sul.