OPINIÃO

Rotulagem de alimentos é prioridade em 2018

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já decidiu que a definição das novas regras de rotulagem de alimentos é sua prioridade absoluta para esse ano. Existem três processos regulatórios diferentes sobre o assunto em pauta na ANVISA: rotulagem geral, nutricional e de alergênicos. Importantes órgãos de defesa do consumidor, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), estão participando do debate e colaborando com propostas. Segundo pesquisas feitas por essas entidades que protegem o interesse do consumidor, cerca de 60% dos rótulos e embalagens apresentam defeito atualmente no mercado de consumo. Com relação aos alimentos, essas falhas podem causar sérios riscos à saúde humana. A falta de informação sobre determinado conteúdo do produto é altamente lesivo às pessoas que têm intolerância a essas substâncias. Uma idéia é tornar os rótulos mais simples, com informações diretas a fim de permitir uma melhor compreensão por parte dos consumidores.

 

Fraudes no whatsapp envolve o FGTS
Mais de 70 mil usuários do WhatsApp já foram vítimas de um golpe identificado pela PSafe, laboratório que investiga cibercrimes. O golpe envolve uma proposta de suposto resgate do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Os fraudadores ganham a confiança dos consumidores do WhatsApp por meio da oferta de resgate de até R$1,9 mil a pessoas que tiveram um vínculo formal de trabalho em algum período entre 1998 e 2018. O golpe foi aplicado a partir de uma página falsa, espalhada pelo WhatsApp. Ao Acessar a página, a pessoa é questionada sobre alguns detalhes da sua vida, com perguntas como “você está registrado atualmente?” e “é maior de 18 anos?”. Depois dessas respostas, a pessoa é dirigida a uma página que informa que ela tem direito ao saque, neste momento, é cadastrada automaticamente a um serviço de SMS pago, gerando cobranças indevidas. Os hackers criam comentários falsos nessa página para aliciar mais pessoas a cair no golpe, como “acabei de sacar o meu”, “deu certo comigo” e “meu nome está na lista, vou sacar”. Mais uma vez fica o alerta para que as pessoas tenham cuidado ao acessar esse tipo de informação, conferindo antes em órgãos oficiais se realmente é possível obter o benefício ofertado. Neste caso específico, a Caixa Econômica Federal é quem pode informar sobre as possibilidades de saques do FGTS.

 

Móvel com defeito geral indenização
O Juizado Especial de Curitiba/PR condenou uma empresa de móveis a indenizar um consumidor que adquiriu móvel defeituoso. No primeiro uso do sofá, a mulher do comprador do móvel sofreu um acidente. O Juizado condenou a empresa a pagar R$ 1.500 por danos morais, além de determinar o reparo no estofamento do móvel.


Canabidiol
A importação excepcional de canabidiol será autorizada por e-mail a partir desta semana. O objetivo é reduzir gastos de envio das liberações que até o momento seguiam pelos Correios. A decisão foi tomada pela ANVISA.

Gostou? Compartilhe