As promessas
As promessas têm significados abrangentes, são prometimentos ou compromissos que assumimos. Por ordem de categoria, as religiosas são as mais cumpridas. Já as pessoais ficam num plano intermediário, por conta do peso das traquinagens na vida escolar, enquanto as políticas são predominantemente geradoras de falsas esperanças. Por serem públicas, as promessas políticas são as mais destacadas. Têm como elementos um agente prometedor, um objeto e uma demanda. Desenhando: um político, um local e uma aspiração coletiva. De acordo com a frequência as promessas podem ser classificadas como ocasionais, requentadas ou perenes. As ocasionais geralmente são frutos de discursos entusiasmados, pouco pensados e oportunos àquele momento. As promessas requentadas ou recicláveis são aquelas que, vira e mexe, voltam à baila. São muito utilizadas para áreas com problemas alternados ou também em demandas sazonais. As perenes podem ser constantes ou cíclicas, estão relacionadas às grandes reivindicações, atravessam gerações e se perpetuam. Nesta classificação, pela persistência dos prometedores e credulidade coletiva, também é uma excelente fonte para novas anedotas. Quando já não for uma piada pronta, claro. Então, já que o fim da burocracia também é uma promessa, burocraticamente as promessas políticas ainda podem ser subdivididas. Tem a subtipo revezamento, quando a mesma promessa vai trocando de prometedor. A de modelo coletivo é aquela que reúne muitos prometedores em torno de uma única promessa. E a DNA surge quando vários prometedores reivindicam a paternidade de uma mesma promessa. Tem mais, muito mais. Uma hora dessas volto ao assunto. Prometo!
A primeira refrescada
Mal diminuiu um pouco a temperatura e as roupas cheirando a naftalina voltaram a circular. Não esfriou tanto assim. Os termômetros ficaram na média de 19º C, com mínimas próximas a 15. Mas o comportamento de muitas pessoas não estava de acordo com o termômetro. Tinha gente com casaco de couro forrado com lã, gorro com tapa-orelhas, botas e muito mais. Alguns estariam preparados para uma viagem ao Polo Sul. Isso ocorre porque vivíamos há um longo período no clima do verão. Logo estaremos acostumados com o frio característico desta época. E não podemos reclamar, pois não são variações do tempo. São condições climáticas normais para essa área do planeta. Na verdade esse final de semana foi o cartão de visitas do outono. Além da temperatura, logo também as folhas cairão.
Trocando figurinhas
Em rápido encontro no Bourbon com o prefeito Luciano Azevedo, aproveitamos para, literalmente, trocar figurinhas. Nada sobre administração pública, muito menos sobre política. Luciano estava impressionado com a procura pelo álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Isso, porque pensávamos que esse tipo de material era coisa lá do passado. Contrariando as expectativas desta época de mídias eletrônicas em que vivemos, aumentou o encanto pelo material impresso. Meninos e meninas formam filas para comprar o álbum e as figurinhas. É um fascínio que, desde o Século XIX, ainda faz brilhar os olhos das crianças.
Trilha sonora
A cantora inglesa Lisa Stansfield conquistou muitos prêmios pelo mundo com uma gravação de 1989 - All Around the World
Use o link ou clique: