Passo Fundo é destaque em prêmio de gestões inovadoras

Em sua 6ª edição, o Prêmio InovaCidade é um reconhecimento do SmartCity Business America

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pelo segundo ano consecutivo Passo Fundo é uma das cidades vencedoras do Prêmio InovaCidade. O prefeito Luciano Azevedo recebeu a distinção pelos projetos Gestão da Área Ambiental Urbana: Parque Banhado da Vergueiro e Cidade do Amanhã: participação das crianças no processo de revisão do Plano Diretor de Passo Fundo. A solenidade aconteceu na noite dessa terça-feira (17), em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes. Em sua 6ª edição, o Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do SmartCity Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O conceito de smart cities, ou cidades inteligentes, se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Para Luciano, pensar a cidade cuidando dos espaços públicos e ouvindo a população é uma marca da gestão que vai ao encontro do conceito. “Buscamos para Passo Fundo uma gestão que agrega. Passo Fundo é um dos poucos municípios do Estado a preservar uma área de banhado como parque ambiental. A área é amplamente utilizada pela comunidade e traz uma nova consciência sobre o meio ambiente. A revisão do Plano Diretor também diz respeito ao parque, porque é através dele que planejamos a cidade. Incluir as crianças nesse processo é um diferencial que busca levar para a escola essa ideia e ouvir aqueles que são nosso futuro”, ressaltou Luciano.

O evento do SmartCity Business America segue até esta quarta-feira (18) e conta com palestrantes do Brasil e de diversos países, líderes empresariais, autoridades governamentais e dezenas de prefeitos que discutiram as melhores soluções para o futuro das cidades.

Os projetos
Pensando o meio ambiente nos espaços públicos
O Parque Ambiental Banhado da Vergueiro é uma referência na cidade com um projeto que prioriza o cuidado com o meio ambiente e traz o conceito de conviver em harmonia com a natureza. O que antes era uma área abandonada e que servia até de depósito de lixo, passa a ser um espaço de preservação e contato com um dos ecossistemas mais ricos em termo de biodiversidade: o banhado, característico do bioma pampa. Além de exercer função que beneficia direta e indiretamente a cidade, o banhado se caracteriza por áreas úmidas que são de extrema importância para a formação de recursos hídrico, como o Rio Passo Fundo, por exemplo.

O projeto apresenta uma infraestrutura de preservação do ecossistema. A parte voltada ao meio ambiente encontra aporte em todos os espaços, como: local específico para trabalhar a temática da educação ambiental no prédio da Secretaria de Meio Ambiente; passarela elevada para que as pessoas possam caminhar pelo parque e conhecer o seu bioma sem destruí-lo; e sistema de captação de energia solar e água das chuvas. Ainda, foram feitas intervenções para limpeza e despoluição das nascentes, recuperação da flora e preservação das espécies nativas.

O olhar das crianças no planejamento da cidade
A participação cidadã das crianças deve ser incentivada para que desde cedo elas aprendam a cuidar do lugar onde vivem e desenvolvam uma visão crítica da cidade. Esta é a proposta do projeto Cidade do Amanhã, que tem o objetivo de incluir as crianças na metodologia participativa do processo de revisão do Plano Diretor.

A partir disso, o conteúdo desenvolvido pelas crianças fará parte do documento de diagnóstico oficial da revisão do Plano Diretor. Uma maquete será feita ao final das atividades e exposta na Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare, a fim de que se possa compartilhar o trabalho. Com uma metodologia baseada na interpretação lúdica da cidade e do bairro, buscando entender a visão da criança sobre seu espaço, o objetivo é apresentar os conceitos de planejamento e desenvolver a percepção do espaço urbano.

Sobre o Instituto Smart City Business America
O Instituto Smart City Business America (SCBA) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às Smart Cities no continente americano. Com uma visão orientada para Business, o SCBA está posicionado como uma grande plataforma de discussão e geração de negócios em torno do ecossistema das cidades. O SCBA tem como maior objetivo acelerar o desenvolvimento das Smart Cities na América, através do networking, debates qualificados e geração de negócios entre os protagonistas dos setores público e privado.

Gostou? Compartilhe